Empreender retoma agenda e faz capacitação

Segunda, 20 Janeiro 2020 10:18

O Programa Empreender da Acic retoma o seu ritmo de trabalhos. Nesta semana, ocorrem reuniões e planejamentos e consultores vão participar de um trabalho especial de capacitação.

Criado em 1998 no Paraná, o Empreender buscou inspiração em um modelo europeu de parcerias empresariais. Por meio dele, pessoas de um mesmo ramo passaram a se reunir e a trocar informações e experiências, e os resultados passaram a ser muito bons.

O modelo foi adaptado pelo Sebrae à realidade brasileira e hoje os núcleos estão presentes nas associações comerciais de praticamente todo o País. “Ele traz enorme contribuição para o fortalecimento de setores inteiros. Ao promover o compartilhamento de conhecimentos, ideias e força de trabalho, o programa cria ambientes férteis de negócios”, segundo o presidente da Acic, Michel Lopes.

Segundo a coordenadora de Núcleos da Acic, Dulce Ragazzon, uma das metas do Empreender para o ano de 2020 será atuar pelo fortalecimento do programa e das empresas envolvidas. “Vamos trabalhar na promoção de mais ações que levem à geração e ao estímulo de novos negócios e parcerias, e em melhorias gerais e resultados às empresas participantes”, afirma Dulce.

Pioneira

A Acic foi pioneira no Paraná na adoção do Empreender, hoje sob gestão da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná). Atualmente, a Acic conta com 54 núcleos em atividade, nas mais diferentes áreas. Por meio deles, os grupos promovem treinamentos, viagens técnicas, palestras e até atividades de cunho solidário e assistencial.

Legenda: Michel Lopes é o atual presidente da Acic