Parceria quer reduzir a exclusão digital no PR

Empresários de micro e pequeno portes têm a oportunidade de aderir à era digital através de um programa inédito no Estado e lançado há cerca de três meses pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). A Associação Comercial e Industrial de Cascavel aderiu à parceria em junho e também integra essa que já é chamada de a maior campanha pela inclusão digital lançada na América Latina.
O empresário pode comprar computadores, softwares e acessórios com prazo de pagamento de até 48 meses. O financiamento é oferecido pelo Banco do Brasil, que aplica como encargos taxa de juros de 5,33% ao ano mais a variação da TJLP. “O custo desse dinheiro é baixo se comparado ao de outras operações e além disso o prazo é dos mais dilatados, facilitando a operação”, informa o vice-presidente da ACIC para Assuntos de Serviços, Valdinei Antônio da Silva.
É imprescindível que o empresário seja associado da ACIC para poder participar do Paraná Digital. Todo procedimento técnico para conseguir o dinheiro demora dez dias, mas para isso é preciso seguir os seguintes passos: entrar em contato com a ACIC, que fará o encaminhamento para uma revenda credenciada (esta dará atendimento e verificará que equipamento atende as necessidades da empresa), preencher a proposta e efetuar a entrega na ACIC, que posteriormente fará o repasse dos documentos ao agente financeiro da ação, que é o Banco do Brasil.
Os empresários podem financiar até o limite de R$ 48 mil – o crédito é definido pela instituição bancária. Os valores dos equipamentos começam em R$ 1,8 mil, com parcelas mensais a partir de R$ 52. O Paraná Digital tem duas gigantes mundiais do setor de informática, a Microsoft e a Intel, como parceiras. A presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak, considera essa uma boa oportunidade aos micros e pequenos empresários, porque poderão comprar equipamentos de informática de última geração para tornar seus negócios ainda mais ágeis e eficientes.
O empresário Alex Galvão, do Núcleo Setorial de Informática da ACIC, entende que o programa contribuirá para estimular novos negócios e também valorizar a imagem institucional do órgão. São parceiros do Paraná Digital a Faciap, o Sebrae/PR, a Brasil Telecom e o governo do Estado. As empresas do setor de informática associadas à ACIC estão habilitadas para vender computadores e acessórios através do programa.