Sicoob/Cascavel é uma das maiores do sistema

A Sicoob Cascavel deu na manhã desta sexta-feira mais um passo para tornar-se uma das principais cooperativas de crédito integradas a um dos sistemas financeiros em maior expansão no Brasil: iniciou pela ACIC um ciclo de assinatura de convênios com entidades de classe e lançou o cheque-garantia, um instrumento criado com a finalidade de dar mais segurança aos cooperados e ao comércio local. A solenidade ocorreu na agência-sede da entidade, na avenida Brasil, 5577 e contou com a participação de empresários, cooperados e imprensa.
A fase dos convênios começa pela ACIC, lembrou o presidente da Sicoob, Álvaro Largura, em razão de a cooperativa de crédito ter nascido no Núcleo Setorial de Informática da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. A entidade iniciou suas atividades em janeiro e nestes sete meses de funcionamento contabiliza números expressivos. São 600 cooperados, R$ 5 milhões em recursos administrados, R$ 3,5 milhões liberados em empréstimos e R$ 1,05 milhão de capital social. “Seremos em pouco tempo a terceira do sistema Sicoob no Estado”, disse Largura.
A cooperativa nasceu a partir de uma abertura oferecida pelo governo federal e surge com a proposta de oferecer uma alternativa a quem necessita de empréstimos, entre outras coisas. “Não somos um banco nem uma empresa.
A Sicoob Cascavel é uma entidade financeira feita por pessoas daqui comprometidas em colaborar com o crescimento social e econômico do município”, afirmou Largura. O vice-presidente da ACIC, Guido Bresolin Jr., disse que ao conseguir oferecer taxas de juros melhores, a cooperativa já cumpre seu papel.
Convênio
O convênio com a ACIC permite o compartilhamento de imagem das duas instituições, bem como dos seus respectivos serviços, informa o diretor executivo da Sicoob Cascavel, Elói Carvalho. “As duas só têm a ganhar com isso, bem como os empresários integrados à associação comercial”. O cheque-garantia é um instrumento pensado em dar mais tranqüilidade aos empresários e correntistas da entidade. A Sicoob Cascavel vai assegurar o pagamento de todas as folhas de cheques da cooperativa com valor de até R$ 50 descontados na agência-sede.