Orlando quer sociedade mais ativa na Unioeste

O reitor da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), Alcibíades Luiz Orlando, quer que a sociedade organizada de Cascavel, do Oeste e do Sudoeste do Paraná participe ainda mais ativamente do dia-a-dia da única instituição pública de ensino superior de uma região formada por 91 municípios e com população aproximada de dois milhões de habitantes. O desejo do reitor foi expresso na noite de quinta-feira durante reunião empresarial na Acic. “O apoio da comunidade tem sido vital para a Unioeste, mas vamos criar instrumentos de integração ainda mais eficientes”, de acordo com ele.
A reitoria vai adotar a transparência como um dos caminhos para estimular a unidade em torno da Unioeste. “Serão feitas prestações de contas periódicas e criaremos núcleos consultivos”, segundo Alcibíades. O reitor defende a ampliação da pesquisa e do ensino projetando seus efeitos na comunidade. Essas ações, de acordo com ele, devem trazer resultados, produção e desenvolvimento. Por isso, o reitor pretende aproximar ainda mais a linha de atuação da universidade da principal vocação agrícola da região, que é a agricultura. Os pró-reitores da Unioeste apresentaram informações detalhadas sobre a estrutura e programas que fazem da instituição a melhor do Paraná e a décima do País.
A pró-reitora de Graduação, Rosana Becker Quirino, informou que a característica multicampi permite uma ampla inserção social da Unioeste. Ela possui 34 cursos de graduação, 69 turmas e 9.950 acadêmicos. A Universidade do Oeste teve 31 cursos avaliados pelo Provão do MEC em 2003 e 18 receberam nota A . “A Unioeste só tem 11 anos e a Federal do Paraná, com quase um século de existência, conseguiu 14 conceitos máximos. Isso mostra a qualidade do ensino e a importância da nossa universidade no contexto educacional brasileiro”, segundo Alcibíades Orlando. A Unioeste é a única paranaense no ranking das dez melhores instituições de ensino superior públicas do Brasil.
A qualidade se reflete no aumento da procura pela Unioeste em época de vestibular. A média dos últimos cinco anos é superior a 15 mil inscritos e no exame de 2004 foram 20,3 mil. Mais de 79% dos acadêmicos freqüentaram a escola pública e 60% dos alunos vêm de famílias com renda de até R$ 2,4 mil por mês. Trinta e quatro por cento dessas famílias ganham entre R$ 600 e R$ 1,2 mil mensais. Rosana informou que 82,25% dos pais desses universitários não chegaram a freqüentar um curso superior. O corretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, Mário César Lopes, repassou dados sobre pesquisa e pós-graduação.
A universidade tem 709 projetos em andamento, a maior parte (171) na área de ciências humanas. São 40 bolsas de iniciação científica do Pibic/CNPQ e 83 mantidas pela própria instituição. Atualmente, são 95 colaboradores integralmente afastados para mestrado, doutorado e pós-doutorado. E desses, 61 não possuem bolsa. Mário também falou sobre projetos reconhecidos nacionalmente, como a Rede Proteoma, que consiste na análise do genoma, de Catalogação e fontes históricas do Oeste, Tanque-rede no Rio Iguaçu e também de vários prêmios recebidos e de resultados práticos dessas pesquisas à comunidade.
A pró-reitora de Graduação, Rosana Quirino, informou sobre projetos de extensão, como o Pró-Egresso, que atinge 53 municípios, do Programa de Capacitação na Área da Infância e Juventude, estendido a 95 cidades, e também sobre a participação da Unioeste em um dos 20 centros de formação continuada do Brasil. São 281 projetos, cursos e atividades desenvolvidos pela pró-reitoria de extensão. O pró-reitor de Administração, Denis Dall´Asta, apresentou dados financeiros da instituição. O orçamento de 2004 é apenas R$ 871 mil maior em comparação com o do ano passado – R$ 53,7 milhões contra R$ 52,8 milhões. Diante das novas necessidades e novos cursos, essa quantia é insuficiente, afirmou.
A presidente da Acic, Susana Gasparovic Kasprzak, reafirmou a parceria da Associação Comercial e Industrial de Cascavel com a Unioeste e disse que, apesar das dificuldades, a universidade mostra que detém elevado nível de credibilidade. “Ela é motivo de orgulho para todos nós e seus novos diretores e reitor demonstram estar realmente interessados em contribuir para o crescimento e para a consolidação da instituição”, afirma. A sociedade organizada, como sempre fez, continuará ao lado da Unioeste, ressalta Susana.