Notícias


Imagem Notícia

Comércio atenderá em horário especial

Os reflexos do Show Rural Coopavel são sentidos por toda a economia de Cascavel e municípios vizinhos. O evento emprega a força de trabalho de cerca de três mil pessoas e exige toda a capacidade de acomodação da rede hoteleira em uma região que tem os municípios de Guaíra, Pato Branco, Campo Mourão e Foz do Iguaçu como extremos. De olho nesse potencial, as entidades de classe de Cascavel, a exemplo da Acic por meio da sua vice-presidência para Assuntos do Comércio, passaram a reivindicar a abertura das lojas em horário especial.
A solicitação resultou em um aditivo à convenção coletiva de trabalho firmada entre o Sindilojistas e o Sindec, que representam patrões e empregados do comércio local. O acordo vai permitir o funcionamento das lojas por duas horas e meia a mais de segunda a sexta-feira. Com isso, em vez de fechar às 18, o comércio atenderá até as 20h30. “Essa foi a forma encontrada pelo setor para contribuir com um evento tão grande e importante para Cascavel e região”, segundo o presidente do Sindilojistas, Plínio Destro. As praças de pedágio da Rodovia das Cataratas e o Banco do Brasil ajudam a divulgar o horário especial do comércio durante o Show Rural Coopavel.
Banco de horas
O presidente do Sindec, Paulo Roberto Morais, considera a parceria um avanço. “Demonstra o interesse e o compromisso de empregados e de empregadores com o crescimento de Cascavel”. O aditivo estabelece regras para o funcionamento do comércio no período. Os funcionários que estudam ou têm compromisso não precisarão trabalhar até as 20h30. O tempo dedicado à loja a partir das 18 poderá ser compensado pelo Banco de Horas, medida válida apenas às empresas já legalmente integradas ao sistema. O empresário que ainda não adotou esse recurso terá de pagar hora-extra aos colaboradores.
Voltar