Tributo à Cidadania arrecadou R$ 40 mil

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosaldo João Chemin, esteve na noite de quinta-feira na ACIC para lembrar que dezembro é o último prazo às pessoas físicas e jurídicas aderirem ao Tributo à Cidadania, campanha lançada há cerca de dois meses na Associação Comercial e Industrial de Cascavel. O valor arrecadado já chega aos R$ 40 mil, o que aumenta a possibilidade de atingir a meta dos R$ 150 mil estipulados pela campanha.
O Tributo à Cidadania busca sensibilizar empresários e profissionais autônomos e liberais a deduzir parte do imposto de renda devido ao Fundo Municipal da Infância e da Adolescência - pessoas físicas podem destinar até 6% e as pessoas jurídicas até 1% a entidades assistenciais ligadas à criança e ao adolescente. A campanha foi iniciada em 2001 e os resultados desse trabalho já estão aparecendo. Em 2000 foram arrecadados R$ 10 mil e em 2001, primeiro ano do Tributo à Cidadania, o valor saltou para R$ 97 mil. Um ano depois, a quantia conseguida foi de R$ 104 mil.
Uma das principais vantagens da campanha é a permanência desse dinheiro em Cascavel. “Em vez de seguir para Brasília, esse recurso fica na cidade”, diz o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Cascavel (Sincovel), Expedito Massochin, que também participa da organização desse trabalho. Dez entidades assistenciais foram contempladas no ano passado. O dinheiro é empregado em diversos programas sob fiscalização do Fundo Municipal da Infância e da Adolescência.
Fácil participar
Podem participar as pessoas físicas que fazem sua declaração ao Imposto de Renda em modelo completo e apenas as jurídicas tributadas pelo lucro real. O limite destinado a uma entidade é encontrado a partir de uma estimativa da base de cálculo do imposto, diminuindo dos rendimentos tributáveis recebidos no ano as despesas dedutíveis. A doação pode ser feita na conta 37137-8 da agência 0531-2 do Banco do Brasil. Informações pelos telefones 223-9349, 321-2230 e 225-1214, ramal 244.