Com potencial para arrecadar 15 mi, Cascavel amplia o Tributo à Cidadania

Entidades e poder público somam forças para que o município possa aproveitar todo potencial de destinações do Imposto de Renda, das pessoas física e jurídica, a projetos de entidades assistenciais e filantrópicas de Cascavel. A mobilização resulta de uma análise simples: o potencial de destinações do município é de R$ 15 milhões por ano e em 2023 a campanha Tributo à Cidadania conseguiu R$ 2,3 milhões, bem abaixo de Maringá, cidade de porte similar, onde são obtidos perto de R$ 8 milhões anualmente.

O servidor de carreira da Secretaria Municipal de Assistência Social, Hudson Moreschi, informa que é importante que as pessoas entendam que a campanha foca em destinações e não em doações. “Ou seja, destinação é algo que precisará, de uma forma ou outra, ser pago pela pessoa ou empresa ao fisco”. Em vez desse recurso ir para Brasília, ele pode ficar em Cascavel e contribuir ao fortalecimento de instituições dedicadas a dar atenção à criança, adolescente e idoso. Caso o topo das destinações fosse alcançado, cada uma das inscritas receberia, anualmente, R$ 200 mil.

Atualmente, são 85 serviços e entidades aptas a apresentar projetos, que são divulgados pelo site AssistirVidas (www.assistirvidas.com.br ). Por esse desse recurso, é possível conhecer mais sobre as entidades beneficiadas e sobre os projetos habilitados. A pessoa física ou empresa têm a chance, a partir de melhorias feitas na campanha do Tributo à Cidadania ao longo dos anos, de escolher quem receberá as suas destinações referentes a parte do Imposto de Renda devido. O recurso é gerido pelos conselhos, a partir de fundos específicos, sem qualquer interferência da administração pública municipal. Em vez de até 31 de maio, outro aspecto que se busca mudar é a da destinação o ano todo.

“Esse é um tema recorrente na Acic, somos e sempre seremos parceiros de ações com alcance social tão importante”, diz o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Siro Canabarro. “Ao fazer sua destinação, pessoas físicas ou empresas estarão contribuindo para mudar para melhor a vida daqueles que são alcançados por projetos assistenciais de tradição e de enormes contribuições à comunidade local”.

Legenda: Hudson informa sobre o AssistirVidas, site criado com a colaboração da Acic