Comércio inteligente promete revolucionar o centro histórico

O anúncio da administração pública de revitalização da Carlos Gomes, uma das principais vias urbanas de Cascavel, soou como uma grande oportunidade ao Sebrae e a entidades como a Acic. Em parceria com a prefeitura, surgiu então a ideia de revolucionar o centro histórico da cidade, na região compreendida pela antiga rodoviária.

Depois de estudos no local e da apresentação de um diagnóstico detalhado, a ideia aprovada foi da implantação do Programa Comércio Inteligente, oficialmente apresentado na manhã desta quinta-feira. Os levantamentos começaram ainda no ano passado e as mudanças em curso pretendem envolver um universo de cerca de 150 empresários, que terão a chance de iniciar um novo patamar no processo de expansão do seu empreendimento.

“Queremos um olhar diferenciado para esse espaço e fortalecer o comércio na região da antiga rodoviária. Vamos trabalhar com os comerciantes para que, com o devido suporte e informações, possam ampliar os seus negócios. E isso será feito com inovações, tecnologias, melhoria na qualidade do atendimento e com a geração de novas experiências ao consumidor”, observa Ana Gabriela Tomasetto, do setor de Desenvolvimento Econômico da administração pública de Cascavel.

Eixos

A consultora do Sebrae, Ana Rizzi, explica que o programa terá três eixos. O primeiro é o da infraestrutura, já em andamento, e então serão realizadas duas etapas de trabalho com os comerciantes, que se estenderá por dois anos já a partir deste mês. Um dos focos centrais do trabalho é falar de inovação e mostrar como eles podem empregar novas ferramentas tecnológicas ao cotidiano das suas empresas.

O terceiro pilar é criar um Núcleo de Inteligência com a participação de instituições de ensino, entidades, administração pública e empresas inovadoras. No comércio integrado ao programa, um dos objetivos é que adotem o phygital, união de loja física e on-line. Ao mesmo tempo em que se quer dar cara nova a essa região do perímetro urbano, os parceiros almejam transformar Cascavel em um atrativo polo de turismo de negócios. “E há muitos potenciais que podem e devem ser trabalhados nessa área”, entende Ana Rizzi.

O presidente da Acic, Siro Canabarro, acompanha e participa das discussões sobre o Programa Comércio Inteligente desde o início. Na manhã desta quinta, durante o lançamento, na prefeitura, Siro manifestou seu otimismo com a iniciativa: "Não adianta nada fazer uma obra, ter um calçadão, se as pessoas não circularem, não irem àquele local, não vivenciarem uma experiência. Esse projeto traz isso, ajuda os comerciantes daquela região a se estruturarem, com vitrines, iluminação, para que a gente tenha mais um ponto de encontro em Cascavel".

Legenda: Siro durante o lançamento do programa, na manhã desta quinta-feira