Acic é primeira Ace no Paraná a ter Núcleo da Indústria Criativa

A inovação é uma marca forte nos 64 anos da Acic. Pioneira em aderir ao Programa Empreender, em 1998, agora a Associação Comercial e Industrial de Cascavel é a primeira no Estado a recepcionar um núcleo setorial voltado à indústria criativa, segmento que mistura arte, negócios e tecnologia e que está em destacada expansão em todo o mundo.
O Núcleo Setorial da Indústria Criativa é o 30º em atividade na atual fase do Empreender na Acic. “Um amplo estudo foi realizado recentemente para aperfeiçoar a dinâmica desses grupos na associação comercial e os resultados têm sido muito bons”, avalia o diretor do Empreender, Fernando Maia. “As atividades do novo núcleo serão voltadas a desenvolver o empreendedorismo dos profissionais do setor criativo. A produção criativa é dividida em 13 segmentos relacionados a quatro grandes áreas: Cultura, Consumo, Mídias e Tecnologia”, diz a coordenadora, Evelyn Anevão, a Ivy.
Ivy define cada uma delas: Cultura – envolve expressões culturais tradicionais, como gastronomia, artes e artesanato, festas, celebrações, festivais, feiras, folclore; Patrimônio: sítios arqueológicos, museus, bibliotecas, exposições; Artes visuais: pintura, escultura, fotografia, antiguidades; Artes Cênicas: música ao vivo, teatro, dança, ópera, circo, fantoches; Consumo - Serviços criativos: arquitetura, publicidade e marketing, Design - interiores, gráfico, moda, joias, brinquedos, e atividades culturais e recreativas.
E mais: Mídia - editoração e mídia impressa: livros, imprensa e outras publicações; Novas mídias: softwares, videogames, conteúdos criativos digitalizados; Audiovisuais: cinema, televisão, rádio e outros derivados da radiodifusão. E, por fim, Tecnologia: pesquisa e desenvolvimento, tecnologia da informação e comunicação e biotecnologia. Segundo Ivy, produtora cultural e artista há 23 anos, o núcleo integra profissionais das áreas de desenvolvimento de games e software, publicitários, jornalistas, influenciadores digitais e empresas de marketing, além de artistas visuais, produtores, músicos, atores e empreendedores multissetoriais.
“A Acic fica feliz em abrigar mais um núcleo. E, diante de sua abrangência, esse é um grupo com enorme potencial”, observa o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Siro Canabarro.

Legenda: Os primeiros integrantes de um núcleo que tem enorme potencial