Notícias


Imagem Notícia

Paraná lança ação pela segurança da mulher; ato é acompanhado na Acic

O Paraná foi mobilizado, na manhã desta segunda-feira, a acompanhar o lançamento de uma campanha pela prevenção ao crime e à segurança da mulher. O ato aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com transmissão ao vivo a todo o Estado. Em Cascavel, os comandos das forças policiais, poder público e representantes de entidades acompanharam a cerimônia na Acic. Pela associação comercial participaram o presidente Siro Canabarro, a vice da Educação, Silvana Borghelot Cordeiro, e Eduardo Allievi, que, ao lado de Silvana, representa a associação no Conseg.

A apresentação da Operação Mulher Segura, um dos eixos da Operação Vida, foi feita pelo secretário de Estado da Segurança Pública Hudson Teixeira. O secretário informou que a operação busca a redução dos índices da violência com o aumento no número de operações, uso de novas tecnologias e também da análise de dados, que permite a adoção de novas táticas para coibir e prevenir a violência. Ele deu alguns números de 2023: 76% dos homicídios foram esclarecidos no Estado, o dobro da média nacional, houve queda de 9,3% nos assassinados e de 51% nos roubos.

A Operação Mulher Segura vai envolver toda a comunidade em um grande esforço para prevenir crimes e proteger a mulher. Hudson falou da realização de palestras, a partir de maio, sobre autodefesa, prevenção e enfrentamento ao crime, direitos da mulher, entre outros. Inicialmente, 20 municípios, com os menores IDHs e onde as ocorrências contra as mulheres são mais frequentes, vão participar do projeto. “Toda a sociedade vai nos ajudar nesse grande trabalho que, temos certeza, vai melhorar as condições de vida das mulheres”, segundo o secretário.

Hudson falou de outras medidas, como uso de tornozeleira e cessão de celular com aplicativo, às mulheres. Por meio desse recurso, elas saberão a localização do agressor e, em caso de risco, poderão se proteger e procurar abrigo, e pedir ajuda. Haverá, também, a revisita obrigatória das polícias à casa das vítimas, para ter certeza que a situação está sob controle. Ocorrerá, ainda, levantamento de todos os mandados de prisão por violência doméstica e atraso da pensão alimentícia para a polícia estar sempre na frente de possíveis ocorrências, e de respostas mais rápidas em determinadas situações.

A procuradora Especial da Mulher, Cloara Pinheiro, afirmou ser este um dia histórico à segurança da mulher no Paraná. Atualmente, são 152 as procuradorias da mulher espalhadas pelo Estado, onde são empregados amor, carinho e olhar no olho das vítimas, afirmando a cada uma delas que é possível recomeçar. Cloara informou que, junto com o Senac, foram conseguidas vagas a cursos profissionalizantes, abrindo nova oportunidade de aprendizado e renda a essas mulheres. A secretária da Mulher, Leandre Dal Ponte, lembrou da importância de a mulher agredida fazer a denúncia e a primeira-dama, Luciana Massa, destacou a necessidade do empenho de todos na defesa à vida. Por sua vez, o vice-governador Darci Piana lembrou que é necessário também, além da mulher, investir na proteção das crianças.

Depois, autoridades policiais e representantes da sociedade, presentes à cerimônia na Acic, destacaram a importância da Operação Mulher Segura afirmaram que, com a colaboração de todos, em Cascavel as ações determinadas serão rigorosamente executadas e acompanhadas.

Legenda: O lançamento foi acompanhado na Sala Paraná, na Acic

Crédito: Assessoria

Voltar