Associativismo é uma prática transformadora, afirma Moraes

O associativismo empresarial não é uma ideia, é uma prática transformadora, uma instituição democrática defensora dos interesses de quem empreende, gera oportunidades e desenvolvimento. Essa é a síntese da definição do presidente da Faciap, Fernando Moraes, sobre a essência de um movimento pautado no trabalho, organização e fortalecimento das empresas e de suas comunidades.

Fernando fez na noite de quinta-feira, 4, palestra magna em comemoração aos 64 anos da Acic, uma das maiores e mais antigas entre as 296 entidades integrantes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. “Parabenizo a Acic e todos que, ao longo dos anos, não mediram esforços para fazer dessa uma associação modelo e uma legítima representante dos pilares de um movimento em forte expansão no País”, disse o presidente da Faciap.

“O associativismo é feito por voluntários, por pessoas que se doam pelas suas comunidades e para fazer do Paraná e do Brasil lugares melhores e mais prósperos a todos”, afirmou Fernando, que então apresentou alguns números da Federação. A Faciap foi fundada em 1959 e atualmente é formada por 296 Aces que, juntas, representam mais de 70 mil empresas. Ela é alicerçada em 12 coordenadorias, que representam regiões específicas do Estado. A Caciopar, que nasceu na Acic e que completou 48 anos no último dia 3 é a maior e mais antiga delas.

Fernando observou que o sistema é movido por duas frentes: institucional, que dá voz e luta pelos interesses dos empresários e de suas comunidades; e o comercial, de produtos e soluções, de onde o sistema viabiliza os recursos para se manter e para defender as bandeiras e projetos empresariais.

O presidente lembrou também de alguns grandes eventos anuais da Federação, entre eles a Convenção Estadual, em Foz do Iguaçu, e o Fórum de Gestão Empresarial, em Curitiba. E ainda cumprimentou Siro Canabarro, presidente da Acic, e Lucas, da Caciopar, e suas diretorias, pelo exemplo e pelas suas colaborações ao engrandecimento do movimento empresarial paranaense.

Legenda: O presidente da Faciap, Fernando Moraes, em palestra nos 64 anos da Acic