Acic conhece sistema de monitoramento com IA

A tecnologia se torna uma ferramenta poderosa no combate aos mais diferentes crimes. Um sistema de monitoramento com uso de inteligência artificial foi apresentado nesta semana ao presidente da Acic, Siro Canabarro, e ao vice-presidentes para Assuntos de Segurança, Rafael Lorenzo.

A apresentação foi feita por diretores de uma empresa privada. Eles mostraram como o equipamento funciona e os bons resultados alcançados onde ele é aplicado. Representantes das polícias federal, rodoviária federal e civil participaram e destacaram qualidades do monitoramento, capaz, por exemplo, de reduzir a praticamente zero índices de furtos e roubos de veículos, como já acontece em Palotina, onde o sistema opera.

O presidente do Conseg, Sergio Leonardo Gomes, também participou e informou que o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Cascavel é parceiro de todas as iniciativas desenvolvidas para coibir o crime e proteger pessoas e empresas. O sistema, com o uso da IA, faz a leitura de placas, visualiza quem está na condução do veículo e emite alertas, a partir de sua rede espalhada por várias regiões, de roubos, furtos e outras práticas criminosas, servindo de apoio à polícia.

“Esse tipo de monitoramento chama atenção. Com uso de câmeras de alta definição e inteligência artificial, reúne condições de combater a criminalidade e devolver tranquilidade às pessoas”, destaca o vice-presidente da Acic para Assuntos da Segurança Pública, o contabilista e empresário Rafael Lorenzo. Com as informações e proposta em mãos, agora diretores da Acic vão analisar o que pode ser feito para tentar viabilizar a parceria.

Legenda: Encontro nesta semana que apresentou sistema de monitoramento com IA