Acic comemora seus 64 anos nesta quinta-feira

Uma das maiores e mais antigas entidades empresariais do Paraná, a Acic comemora nesta quinta-feira, 4, os seus 64 anos de fundação. Oficialmente constituída em 4 de abril de 1960, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel foi a resposta que a comunidade empresarial encontrou para um dilema enfrentado pelo município no fim da década de 1950 e início da de 1960.

Com o declínio dos ciclos de extração da erva-mate e da madeira, Cascavel precisava encontrar uma nova dinâmica econômica para seguir se desenvolvendo. Com isso, 51 empresários decidiram se reunir e a resposta ao anseio coletivo foi a criação de uma entidade na qual pudessem dialogar para encontrar soluções aos problemas da comunidade. Assim, ao mesmo tempo em que defende a livre iniciativa, a Acic se tornou um fórum permanente aos grandes temas e projetos locais. O primeiro presidente foi o empresário Altamir Silva.

Nesse percurso de 64 anos, a entidade esteve à frente de várias lutas, como pela criação da Fecivel, e depois da Unioeste, pelo Hospital Universitário, pela interiorização de vários órgãos públicos, aumentando a autonomia do município, por obras rodoviárias e pela implantação de parques e distritos industriais. A Acic também sempre lutou por uma carga tributária mais justa, pela simplificação, pela liberdade econômica e pelo respeito à Constituição. “A Acic é um modelo pautado no trabalho, na ética e na legalidade”, resume o atual presidente Siro Canabarro.

Comemorações

Para comemorar os 64 anos, a diretoria realiza dois importantes eventos nesta quinta-feira. O primeiro será a aposição da fotografia de Genesio Pegoraro que passará a integrar a Galeria de Ex-Presidentes. Depois, o presidente da Faciap, Fernando Moraes, fará palestra sobre Associativismo. Os dois atos acontecerão a partir das 19h, na Sala Paraná, com a presença de autoridades, diretores, associados e convidados. Em seguida, será servido coquetel. Confirmações de presença pelos telefones 3321-1431 e 3321-1432.

Legenda: Convite à aposição da fotografia de Genesio Pegoraro