Acic lança a campanha Empresa Amiga do Autista

Atitudes simples podem melhorar e muito a experiência de autistas e de suas famílias nas lojas do comércio de Cascavel. Com o lançamento oficial de um selo, de Empresa Amiga do Autista, a Acic, a Amac e o Caut iniciam uma nova etapa de uma campanha inédita de sensibilização da comunidade para assunto considerado dos mais importantes.

O lançamento da Empresa Amigo do Autista aconteceu na manhã desta quarta-feira durante reunião de diretoria da associação comercial. “Estamos trabalhando na construção de uma nova cultura em nossa cidade, para melhorar a recepção do autista e de sua família pelo comércio. Estamos muito felizes com o intenso acolhimento a esse trabalho”, diz a vice-presidente da Acic para Assuntos de Educação, Silvana Borghelot Cordeiro.

Toda empresa pode pedir o selo à Acic e então fixá-lo em local visível. A única coisa que se pede é se voluntariar em receber melhor a família e o autista, observa Silvana. Além do selo, materiais para posts em mídias sociais e impressos são distribuídos gratuitamente para reforçar a mensagem. “Parabenizo a todos que participam e tornam essa ação realidade”, disse o presidente da Acic, Siro Canabarro.

Parceria

A campanha de informação sobre o comércio e o autismo foi iniciada no ano passado. Para tanto, a Acic se integrou à Amac (Associação de Mães de Autistas de Cascavel e ao Caut (Centro de Apoio, Convivência e Defesa dos Interesses dos Autistas de Cascavel). Ao mesmo tempo em que as líderes desse movimento passaram a se manifestar mais amplamente sobre o tema, um vídeo especializado foi produzido e distribuído às empresas. Ali estão orientações simples e de grande impacto. O Nau (Núcleo de Arquitetura e Urbanismo) também ajuda com dicas sobre mudanças para tornar o ambiente físico mais receptivo.

“São medidas como reduzir o volume do som interno da loja, diminuir a intensidade da luz e evitar o toque”, pontua Edilsa Fermo, presidente do Caut, que há 13 anos desenvolve atividades em favor do autista no município e que criou a primeira clínica-escola do Paraná sobre o Transtorno do Espectro Autista. “Esse selo é o auge de um sonho antigo e os frutos dessa parceria já aparecem, com o crescente envolvimento das pessoas com o assunto”, acentua a presidente da Amac, Samantha Sitnik. O link do vídeo, indicado aos colaboradores das empresas, é https://youtu.be/Gea5dbUtwcE?si=7FNjsjETlC3aHMND .

Legenda: Entrega dos primeiros certificados na manhã desta quarta, na Acic