Como proteger seu dinheiro no País dos juros

O Brasil é conhecido como o País dos juros. E então, nesse cenário, o que fazer para proteger o seu dinheiro? Essa foi a temática central da apresentação do diretor da SVN, escritório ligado à XP Investimentos, Marcelo Muller, durante reunião empresarial da Acic na noite da última quinta-feira.

Marcelo deu exemplos para mostrar como a inflação age na economia. A quantia de R$ 200 em 1994 era suficiente para comprar 300 litros de combustível e atualmente, adquire apenas 38. Há 20 anos, esse mesmo valor comprava 82 lanches Big Mac e agora essa soma é suficiente para apenas oito.

Marcelo informou que há caminhos para proteger e fazer o dinheiro render, instrumentos como rendas fixa e variável, câmbio e operações offshore, além de ações. Mas, para isso, é preciso estudar e conhecer a fundo sobre o tema ou buscar uma boa consultoria. Marcelo representa um escritório criado há 16 anos, em Maringá, eleito em 2023 como o melhor em investimentos do País ligado à XP – opera há três anos em Cascavel.

Empresários e líderes presentes à reunião da Acic foram informados sobre a Selic e seus impactos. A Selic, segundo Marcelo, é a Fipe do mercado financeiro. “Quanto mais alta ela estiver, mais contraímos nossa capacidade de gerar negócios”, afirmou. Uma das principais funções da Selic é controlar a inflação, que sempre assombrou os brasileiros.

Durante a Covid, a Selic chegou a 2% ao ano, redundando em  forte aumento do consumo e alta dos preços. O Banco Central se viu, então, obrigado a elevar a taxa de juros para controlar a inflação.  Mas como se proteger diante do atual cenário, voltou a questionar Marcelo, que respondeu: diversificando.

O assessor de investimentos e sócio da SVN alertou que não existe milagre no mercado financeiro, mas há mecanismos alicerçados nos pilares rentabilidade, liquidez e segurança. “Hoje, com a taxa atual, não é possível oferecer os três, no entanto a análise apurada de cada perfil e expectativa do investidor permite conduzi-lo à melhor condição possível”.

Marcelo informou que a inflação prevista para 2024 é de 3,75% e Selic na casa de 9%. Para 2025, a expectativa é de inflação em 3,5% e Selic em 8,5%. Há uma máxima no mercado financeiro que diz o seguinte: Não há certo ou errado nesse mercado; o correto é o que está ajustado ao seu perfil de investimento. A XP tem mais de 20 anos de atuação, mais de quatro milhões de clientes e R$ 1 trilhão sob custódia.

Legenda: Marcelo durante reunião empresarial da Acic: dicas sobre mercado financeiro