Seminário na 4ª detalhará o Acic/BB Cooperfat

A Acic, o Banco do Brasil e o Sebrae convidam os empresários filiados à Associação Comercial e Industrial de Cascavel a participar neste dia 22 de outubro de um seminário sobre o Acic/BB Cooperfat, uma parceria que abre novas linhas de crédito ao setor produtivo local. O evento terá início às 19 horas, no auditório da Acic.
O Acic/BB Cooperfat estará disponibilizando R$ 1 milhão com a finalidade de financiar a aquisição de equipamentos, imóveis, veículos, matérias-primas entre outros, objetivando o crescimento da economia local e a criação de novos postos de trabalho.
O valor do empréstimo é de até R$ 48 mil por associado, correspondente a 90% do valor final da operação e o custo financeiro será dos mais competitivos do mercado: TJLP, mais 4% ao ano. O prazo de quitação pode chegar a 96 meses, com até um ano de carência. O processo todo, até a liberação do dinheiro, deverá consumir cerca de 30 dias.
As empresas associadas à Acic poderão participar de forma ampla e facilitada no convênio. Os empresários terão tanto acesso ao financiamento como poderão fazer um termo de adesão e atuar como fornecedores dos materiais, equipamentos e até dos automóveis que deverão ser adquiridos através da parceria.
A sua participação no seminário desta quarta-feira é fundamental para o sucesso do convênio, elaborado com o intuito de estender um novo benefício aos sócios da Acic. Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone 321-1439.
Certos de vossa participação, agradecemos.
Parceria dará impulso a novos negócios
Colaboradores da Acic, do Banco do Brasil e do Sebrae participaram na quarta-feira pela manhã na Acic de um treinamento visando o início da operacionalização de uma parceria que cria novas opções de crédito a empresários ligados à Associação Comercial e Industrial de Cascavel. O Acic/BB Cooperfat disponibilizará R$ 1 milhão para a compra de bens e serviços que proporcionem incremento da atividade produtiva e geração de novos empregos.
O teto de financiamento é de até R$ 48 mil, com prazos de quitação que podem chegar a 96 meses. O encargo financeiro será a TJLP e taxa de juros de 4% ao ano. As linhas oferecidas pelo convênio beneficiarão empresas com faturamento de até R$ 5 milhões anuais. Os empresários interessados em integrar a parceria deverão ser sócios da Acic, a exemplo dos fornecedores.
“Além das facilidades e das oportunidades criadas pela Acic, Banco do Brasil e Sebrae é importante ressaltar que o sócio da associação comercial está sendo duplamente valorizado no processo”, segundo o tesoureiro geral da Acic, Cláudio Brunetto. À associação comercial caberá orientar, fazer a análise de enquadramento e auxiliar no preenchimento do formulário. Tanto o interessado no financiamento quanto o fornecedor precisão ser correntistas do Banco do Brasil.
O Sebrae fará a elaboração do projeto – o custo é de 1% sobre o valor financiado -, e o empresário acaba integrado ao Funproger, fundo de aval exigido garantia entre as instituições parceiras nesse convênio. A Acic fará então a conferência dos documentos e encaminhará o processo ao Banco do Brasil, que será o responsável pelo preenchimento do check list, da ficha de negociação e envio à área de análise. O tempo estimado ao vencimento de todas essas fases até chegar à liberação do dinheiro é de um mês.
Financiáveis
O Acic/BB Cooperfat financia capital de giro associado a investimento, compra de veículos usados como instrumento de trabalho e construção civil e reforma – neste caso serão exigidos documentos, como o habite-se. O limite financiável é de até 90% do valor do bem e para capital de giro é de 30% sobre o valor do orçamento e de 90% sobre o orçamento na compra de matérias-primas, com valor máximo de até R$ 4 mil.
O financiamento de recursos para a aquisição de veículos ao transporte de carga é de 72 meses (6 de carência), demais veículos 60 meses (6 de carência), equipamentos e sistemas de informatização 36 meses e demais investimentos 96 meses com um ano de carência. Para poder participar, a empresa terá que aumentar ou pelo menos manter estável o seu atual número de funcionários.
Documentos para adesão e seminário
A Acic, Banco do Brasil e o Sebrae já definiram os documentos necessários às empresas interessadas em participar dessas novas linhas de crédito. São eles: declaração do IR e GFIP (Simples), balanço e DER do último exercício financeiro, balancete analítico recente, declaração de que não detém operação em outra instituição e PIS/Pasep (última guia de recolhimento).
O Funproger é uma das garantias exigidas no processo. Além disso, o Banco do Brasil fará outros pedidos depois da análise de todo processo encaminhado pela Acic e Sebrae. Um seminário agendado para o próximo dia 22 vai reunir sócios da associação comercial para uma apresentação detalhada do convênio. O evento contará com a presença de empresários interessados em obter financiamento e que possam vir a ser fornecedores.