Notícias


Imagem Notícia

Acic usa brincadeira lúdica para reforçar conceitos ambientais

A Acic encontrou uma forma lúdica e criativa de integrar seus colaboradores aos conceitos da preservação ambiental. Uma pescaria simbolizou a integração da equipe com informações e orientações simples e de impacto significativo ao meio ambiente. “A intenção foi mostrar a cada um que atitudes que podem ser facilmente incorporadas ao cotidiano fazem diferença na proteção dos mais variados recursos”, informa a analista da Qualidade Cristiane de Souza Kuhnel.

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel foi uma das primeiras entidades empresariais do Brasil a se integrar aos conceitos das normas ambientais. A Acic está conectada à ISO 14000 há mais de dez anos. “A entidade adotou práticas que servem de motivação aos colaboradores e aos associados, como sensores para racionalizar o uso de água e energia e recipientes próprios para a recepção dos mais diferentes materiais”, segundo o presidente Genesio Pegoraro.

A pescaria ensinou sobre as melhores formas de separar o lixo reciclável e orgânico e como acondicioná-lo corretamente. Alguns dos colaboradores ganharam prêmios. “Junho é o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente – dia 5 – por isso ações como essa são tão representativas”, observa o vice-presidente Siro Canabarro. “Essa foi a forma que encontramos de ensinar a partir de uma brincadeira com forte apelo integrador”, segundo Cristiane.

Os materiais recicláveis gerados pela Acic são doados à Cootacar, uma cooperativa de agentes ambientais. Também nesta semana, colaboradores e associados participam de uma festa junina especial, com direito a decoração e distribuição de comidas típicas. Essa atividade faz parte dos princípios de um programa de clima organizacional, método que a Acic utiliza para aproximar todos que, de uma forma ou outra, fazem a entidade acontecer.

Legenda: Colaboradores tiveram a chance de aprende brincando

Crédito: Assessoria

Voltar