Acic chega aos seus 62 anos como modelo em associativismo ao País

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel comemora na segunda-feira, 4 de abril, os seus 62 anos de atividades. De um sonho de 51 empresários-fundadores, a Acic se transformou em uma das mais respeitadas, admiradas e inspiradoras entidades empresariais do Paraná e do Brasil. “Essa trajetória de sucesso resulta da dedicação de empresários movidos pelo comum interesse de construir uma cidade próspera e de oportunidades”, diz o 47º presidente, o supermercadista Genesio Pegoraro.

A Acic foi criada por um grupo de empresários atentos à realidade da Cascavel do fim da década de 1950. O município tinha sua economia alicerçada no extrativismo, com os ciclos da erva-mate e da madeira. Com o natural declínio dessas atividades, os gráficos econômicos locais começaram a regredir e havia a necessidade de buscar alternativas para assegurar um futuro próspero à comunidade. A resposta no campo empresarial veio com a fundação da associação comercial, que teria por missão unir líderes e, por meio do diálogo, buscar caminhos capazes de conduzir Cascavel ao futuro.

Sempre atenta ao seu maior compromisso, de zelar pela livre iniciativa e de respaldar os interesses do setor empresarial e produtivo, a Acic cresceu e se transformou em fórum para os mais diferentes debates e busca de soluções. “O crescimento de Cascavel e da Acic se confundem ao longo das décadas”, assinala o ex-presidente Valdinei Francisco Bobato. Às causas empresariais se somariam as mais diferentes lutas, projetos e bandeiras. “Sempre que o assunto é de interesse coletivo e traz avanços à comunidade, a Acic se envolve e participa”, destaca o ex-presidente Alci Rotta Júnior.

Vitórias

Muitas conquistas ao longo dos anos tiveram a colaboração e a participação direta da associação comercial, principalmente no que se refere a obras e a programas estruturais que, cada um a seu modo, fazem de Cascavel uma das mais pujantes cidades brasileiras. “É um percurso intenso, de grandes aprendizados e a associação comercial, por meio de seus diretores e associados, sente-se muito feliz em participar e em colaborar”, acentua o ex-presidente Michel Lopes.

A Acic tem atualmente 3,5 mil empresas associadas, a grande maioria de micro e pequeno portes. Para poder sobreviver e, ao mesmo tempo levar novos conhecimentos aos empresários, a entidade criou e aprimorou um amplo e diversificado portfólio de produtos e serviços. “São soluções feitas sob medida às empresas dos mais diferentes setores. A Acic é uma parceira de primeira hora que procura, com todas as suas forças, ajudar no crescimento econômico, estrutural e social das empresas e do município”, afirma o presidente Genesio Pegoraro.

Legenda: A Acic está, desde 2016, no Edifício Rui Barbosa, que ela construiu por meio de uma Sociedade de Propósito Específico