Notícias


Imagem Notícia

Artigo Núcleo de Nutrição - Saúde da Mulher

Artigo Núcleo de Nutrição - Saúde da Mulher

Profissionais do Núcleo Setorial de Nutrição passam, a partir desta edição do Acic On-line, a ter artigos técnicos especializados publicados neste jornal eletrônico – será um texto por mês. A finalidade é levar aos leitores informações sobre os mais diferentes temas ligados a uma área em forte expansão. O primeiro da série foi produzido pela nutricionista Thais Mariotto, acompanhe:

Cada mulher tem necessidades específicas quanto a saúde física, alimentar, emocional e o bem-estar. No, algumas recomendações são importantes para melhorar a qualidade de vida.

1. Tenha uma alimentação saudável - embora seja uma recomendação universal, a alimentação saudável é parte fundamental da saúde feminina. As mulheres com suas características hormonais apresentam uma maior tendência ao acúmulo de gordura abdominal, o cuidado com a alimentação faz muita diferença. Não se trata de fazer dietas restritivas e, sim, de garantir uma nutrição adequada. Para isso, podemos aumentar nosso consumo de frutas, verduras e legumes diariamente e reduzir os alimentos industrializados e ultraprocessados.

2. Pratique atividade física - com a prática da atividade física você cuida do seu bem-estar físico e emocional. Faça algo que goste, que seja prazeroso para que você mantenha essa atividade por longo tempo!

3. Realize exames periodicamente - diagnosticar doenças de forma precoce é primordial, fique atenta aos seus sinais e sintomas e respeite isso, faça exames para receber as orientações corretas para o seu melhor estado de saúde. A frequência dos exames é diferente dependendo da idade, história familiar e outros fatores de risco. Cuide-se!

4. De atenção à saúde mental - a saúde da mulher não é apenas pela parte física, o cuidado com a saúde mental precisa ser tratado corretamente como a depressão, ansiedade e estresse para garantir o bem-estar no dia a dia. Experimente fazer atividades relaxantes para você, como caminhadas leves, meditação, ioga, mantenha como parte de sua rotina diária.

5. Tire um tempo para você - ainda que a rotina pareça extremamente corrida, se priorize, não desista de ter um tempo para se dedicar a você. Reserve ao menos 15 minutos, medite, ouça sua música favorita, tome um banho demorado ou realize qualquer outra atividade com foco apenas em você!

Uma parte essencial para cuidar da saúde da mulher é conhecer o próprio corpo. Dar atenção para si, com um cuidado especial, faz toda a diferença para sua saúde e bem-estar. Nutrir-se de boas relações é fundamental para sua saúde.

Núcleo de Nutrição Acici - Texto elaborado pela nutricionista Thais Mariotto Cezar CRN 8/1740.

(thaisnutricao.jpg)

Voltar