Startup cria ferramenta de recebíveis e ganha mercado

A primeira startup incubada na AcicLabs se prepara para voos em altas altitudes. A Westsoftware foi constituída no início de 2018 a partir de um hackathon organizado pela Unimed e desde então não para de surpreender e crescer. Um pouco dessa trajetória de sucesso foi apresentada em reunião de diretoria na Acic na manhã desta quarta-feira, 10.

A apresentação priorizou o Westcob, uma ferramenta de cobrança de recebíveis que já alcança bons resultados. O CTO da empresa, Vinícius Stanoga, apresentou alguns números que mostram o tamanho do desafio das empresas em receber dívidas em atraso. São mais de 62 milhões os brasileiros com algum tipo de inadimplência e a soma do débito chega a uma cifra astronômica, de R$ 240 bilhões.

Diante das mudanças em curso, os antigos métodos de cobrança já não são tão eficientes. De olho nisso, Vinícius e seus parceiros (Lucas Brunetto Cari, Luan Rohde e André Jandrey), criaram uma solução para facilitar o trabalho das empresas e melhorar a performance quanto aos recebimentos. “Muitas empresas encontram dificuldades nesse departamento. E as maiores estão na falta de pessoal, acúmulo de tarefas e utilização de estratégias e recursos que não surtem os efeitos esperados”, conforme Vinícius. Com a solução criada, a economia de tempo na empresa chega a 600 horas de trabalho/ano.

Recursos

O Westcob utiliza o que há de mais sofisticado em soluções de cobrança digital automatizada. Alguns aspectos centrais encontrados nele são comunicação personalizada e direta, mais efetividade e o uso dos mais diferentes canais para fazer com que a mensagem chegue ao seu destino. São utilizados SMS, e-mail, WhatsApp e carta, segundo um cronograma de prazos pré-estabelecido. Os clientes também contam com um portal de negociação no qual, por meio do autoatendimento, podem negociar com os devedores condições especiais de descontos e prazos.

Outra característica do produto que a Westsoftware desenvolveu e coloca no mercado é que a ferramenta não é vendida. Os clientes pagam mensalidade para utilizá-la e podem cancelar o serviço quando quiserem. Embora em atividade há pouco tempo, o volume de débitos efetivamente já recuperados ultrapassa a casa dos R$ 10 milhões. A empresa também mantém parcerias com bancos de dados sobre crédito que retiram a negativação do nome do titular tão logo os pagamentos sejam efetuados.

O vice-presidente da Acic para Assuntos de Inovação, Siro Canabarro, destacou o talento e a criatividade da equipe e falou do papel da Aciclabs no auxílio aos primeiros passos de uma empresa de inovação. Criada há quatro anos, a aceleradora e hub de inovação da associação comercial tem por missão aproximar novas tecnologias de empresas associadas dos mais diferentes portes e ramos. “Esse é um novo mundo e precisamos estar conectados a ele”, complementa o presidente Genesio Pegoraro.

Legenda: Siro e a equipe da Westsoftware durante reunião de diretoria da associação comercial