bannerSaudacaoNatal2016

Sexta, 01 Setembro 2017 12:45

SGC já liberou R$ 70 mi em cartas de aval a empresas

(0 votos)
Khaled informou sobre impacto positivo que a SGC traz à economia regional Khaled informou sobre impacto positivo que a SGC traz à economia regional
Siro representa a Acic no Conselho da Garantioeste Siro representa a Acic no Conselho da Garantioeste Assessoria

Micros e pequenas empresas de Cascavel e da região têm um aliado na busca por crédito para investimentos e aumento da produção e empregos. É a Garantioeste, uma Sociedade de Garantia de Crédito criada há sete anos e que atualmente é a maior do Brasil. “Já conseguimos viabilizar R$ 70 milhões em operações a quem quer empreender e ajudar a desenvolver a região. Esse dinheiro faz uma diferença enorme ao setor produtivo do Oeste do Paraná”, disse o presidente da SGC, Khaled Nakka, durante encontro com empresários na Acic, quinta-feira à noite.

A Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná foi criada por incentivo do Sebrae e parceria das associações comerciais de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu com a colaboração da Caciopar, Faciap e IDR-Oeste. “Percebemos o potencial de um projeto semelhante e na primeira oportunidade aberta pelo governo, buscamos a estruturação da SGC”, diz Khaled, ex-presidente da Caciopar e que atua no ramo de supermercados em Vera Cruz do Oeste. A Garantioeste buscou inspiração na Garantiserra, de Caxias do Sul, a primeira em atividade no País, e em viagens a diversos países onde esse formato de organização faz sucesso há muito tempo.

Com a oferta de cartas de aval, que ocorre mediante solicitação, apresentação e análise do projeto por um comitê, a SGC traz outra vantagem às empresas, a redução substancial nas taxas de juros e acesso a prazos dos mais alongados do mercado. Acic, Acit e Acifi têm em suas sedes agentes da Garantioeste para informar e orientar sobre todos os passos para a obtenção de recursos, que são para três modalidades: capital de giro, investimento e misto – essa última opção é para giro e investimento agregados. Em caso de a solicitação ser recusada por um motivo ou outro, então o Sebrae chega a oferecer consultoria à empresa para que ela se ajuste e então obtenha o dinheiro.

Khaled informa que a SGC traz impacto altamente positivo na economia das cidades da região e que a liberação dos recursos, depois da aprovação do processo, ocorre em algumas semanas. Devido aos cuidados no processo de seleção, a inadimplência é das mais baixas e quando ocorre a garantidora reembolsa grande parte do valor emprestado e não quitado à instituição financeira parceira. O representante da Acic no conselho da Garantioeste é o vice-presidente para Assuntos da Microempresa, Siro Canabarro, que destacou a característica da SGC de ser uma entidade sem fins lucrativos e que, além de valores cheios, pode oferecer garantia para valores complementares em determinados projetos.

Para ter acesso à carta de aval, a empresa precisa ter tempo mínimo de constituição de seis meses. Ela paga uma taxa simbólica para se associar, a partir de R$ 50, que depende do seu porte e depois de aprovada a liberação do financiamento pela instituição escolhida a SGC recebe um pequeno percentual sobre a operação. São parceiros da Garantioeste Sicoob, Sicredi, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Fomento Paraná e BRDE. Na Acic, o agente da SGC é Érico Schulz, que atende pelo telefone 3321-1465.

Receba os Informativos da ACIC