uploaded picture




Que a Odontologia estética está em alta, não é segredo para ninguém, afinal, quem não quer ter aquele sorriso branquinho, alinhado e digno de um comercial de creme dental em horário nobre, não é mesmo?! Mas, além de buscar o sorriso perfeito por questões estéticas, o que muita gente não sabe, é que estar em dia com os cuidados bucais ajuda a prevenir inúmeras doenças, que podem, inclusive, atingir regiões do nosso organismo que vai além da nossa boca. Vamos saber mais? Então acompanhe...

- Doenças periodontais

A famosa gengivite, periodontite ou retração gengival são doenças que afetam a área da gengiva e podem ser causadas pela falta de escovação ou má higiene bucal. Nesses casos, as patologias ainda podem levar à perda do elemento dental, e também a doenças sistêmicas graves.

- Halitose

Quem nunca se esquivou daquele  mau hálito, na hora de cumprimentar algum conhecido, que atire a primeira pedra! Embora comum, a Halitose é provocada pela falta de uma rotina muito simples, a da escovação diária. Devido a este descuido, ocorre o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, na gengiva e na língua, resultando no indesejável e tão constrangedor mau hálito.

- Cáries

Essa aí é figurinha batida nos consultórios odontológicos! Além da dor, a doença que também é provocada pela falta de escovação adequada dos dentes, pode contribuir para o desenvolvimento de canais nas estruturas dentais. Além do desconforto causado pela famosa e sofrida “dor de dente”, esta falta de cuidado pode resultar em um baita prejuízo financeiro, com o investimento no tratamento e recuperação do dente afetado.

- Endocardite Bacteriana

Agora o assunto começa a ficar um pouco mais sério. Esse nome estranho- Endocardite Bacteriana, é mais uma doença causada pela falta de cuidados com a saúde bucal, e trata-se de uma infecção que atinge o coração.

Isso pode ser ocasionado devido um simples sangramento na boca, por exemplo, por permitir que as bactérias bucais entrem no sistema sanguíneo e atinjam os tecidos, causando danos ao revestimento do coração. Por isso, portadores ou pessoas com predisposição a problemas do coração devem ter atenção redobrada e tomar os devidos cuidados, consultando o cardiologista e o dentista regularmente.

- Diabetes

E por último, mas não menos importante, temos ela, a DIABETES. Tá, eu sei, você deve estar se perguntando: “Mas essa doença não é provocada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina? o que a saúde bucal tem a ver com isso?” Tem tudo, sabe por que? A má higiene oral pode piorar condições sistêmicas, isso porque o sangue dos pacientes com a doença possui uma alta concentração de glicose, sendo mais propício de desenvolver bactérias que somado ao acúmulo de restos de comida, favorece a proliferação das cáries.

Vamos falar sobre prevenção?

Bom, agora que já conversamos um pouquinho sobre as doenças que podem surgir com a falta de higiene bucal, chegou a hora de mostrarmos quais são os cuidados básicos para que esses problemas passem bem longe da gente. Abaixo, vamos destacar algumas orientações que a Dra. Vanessa Nunes, da clinica Clarim, credenciada ao Convênio Vidacic, nos passou. Acompanhe cada item e não deixe de incluir todos os cuidados na sua rotina. Ah, e não esqueça que além dos cuidados básicos que você precisa ter em casa, é indispensável sua visita ao dentista, todos os anos, sem falta, viu?! E nesta tarefa conte com o convênio de saúde empresarial Vidacic!

Cuidados com a saúde bucal

1° Escova dental:

A indicação em geral é que você sempre opte por uma escova com cerdas macias, e que faça a substituição deste acessório pelo menos a cada três meses, pois ocorre um desgaste gradual das cerdas, diminuindo sua eficiência na escovação. E também o acúmulo de água na cabeça da escova cria um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias e fungos que podem comprometer sua saúde bucal.

2° Creme dental:

Atualmente existe uma gama de produtos que oferecem benefícios que vão muito além da higiene bucal como: cremes dental para controle de tártaro, proteção antibacteriana e controle da sensibilidade nos dentes, procure seu dentista para que ele possa lhe indicar o melhor produto no seu caso, pois o creme dental vai muito além de facilitar o movimento da escovação.

3° Fio dental:

Embora haja muita resistência ao uso do fio dental por grande parte da população, o uso do fio dental é de essencial importância para remover resíduos de alimentos que ficam acumulados entre os dentes e próximo a gengiva. O uso diário e correto do fio dental é possível prevenir inflamações na gengiva, sangramentos, cáries e doenças causadas pelo acúmulo da placa bacteriana entre os dentes.

4° Higiene noturna:

Redobre a higiene antes de dormir, a higiene noturna é a mais importante do dia, pois durante o sono o fluxo de saliva diminui, tornando a boca um ambiente propício para a ação das bactérias e doenças que prejudicam a saúde bucal.

5° Bochecho com água:

O excesso de pigmentação e ácidos em alguns alimentos como: vinho, café, chá preto, refrigerante, frutas cítricas entre outros, pode causar manchas ou escurecimento nos dentes. E para evitar esse problema, aconselha-se fazer um rigoroso bochecho com água antes de escovar os dentes, removendo o excesso de corantes e acidez; este simples hábito previne que a acidez dos alimentos prejudique ainda mais o esmalte dos dentes por meio da fricção da escova.

Consulte regularmente seu dentista:

É indicado a cada 6 meses seu retorno ao dentista, afim de detectar doenças em fase inicial como a cárie ou infecções gengivais, possibilitando um tratamento menos agressivo. A limpeza odontológica também é um bom meio de manter sua saúde bucal em dia.




Informações: sorrisologia.com.br

Contribuição para o artigo: Dra. Vanessa Nunes de Souza/ CRO-PR 19512.


16/09/2021 - Viviana Durante