uploaded pictureDesde que nascemos, todos, sem exceção, somos condicionados de forma instintiva ao processo de alimentação. Mesmo enquanto pequenos, e sem ter muita consciência sobre o mundo externo, os bebês já buscam, logo após o nascimento, o seio materno como forma de segurança e nutrição . Essa iniciativa é natural e fundamental nos primeiros minutos de vida do recém-nascido. Ou seja, desde o início da nossa existência, compreendemos que dependemos dos alimentos para garantir a nossa sobrevivência. Neste primeiro momento passamos a identificar quando temos fome, quando estamos saciados e o momento certo de recusar o alimento que não queremos mais ingerir. 

Agora, você deve estar se perguntando... 

Se somos, desde que nascemos, estimulados a manter o instinto alimentar, e a saber identificar todo o seu processo, por que então perdemos esta habilidade inata no decorrer de nossas vidas? A partir de que momento o ato da alimentação deixa de ser "fonte de vida", e passa a se tornar um possível "risco à vida"? Segundo pesquisas realizadas, esse cenário começa logo no início da introdução alimentar e, pode ser levada, até a fase adulta.

Consequências

Entre as inúmeras consequências de um processo de alimentação desiquilibrado, está a mais comum e temida pela maioria das pessoas: a obesidade! Segundo a (OMS) Organização Mundial de Saúde, a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos para enfrentar. Em 2025, ainda segundo estimativa apontada pela organização, é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade, isto é, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30. Já no Brasil, segundo pesquisa realizada pela OMS, a doença crônica aumentou 67,8% nos últimos 13 anos. Hoje, no país, 20,7% das mulheres têm obesidade contra 18,7% dos homens.

Conscientização

O dia 31 de março foi criado com o objetivo de lembrar e incentivar as pessoas a praticarem uma alimentação equilibrada, consciente e que promova mais qualidade de vida. O fato de existir uma data para tratar do assunto, traz a possibilidade de muitos profissionais abordarem pontos fundamentais sobre alimentação, o que pode gerar um impacto maior na sociedade, consequentemente levando mais saúde por meio de informações qualificadas à população de forma geral. 

Alimentação e a sua relação com nossa saúde mental

Diversos estudos científicos trazem resultados que correlacionam estados de ansiedade e depressão com o alto consumo de açúcares, alimentos refinados, industrializados, frituras e gorduras hidrogenadas/trans, por isso é tão importante uma alimentação pobre nesses alimentos para se ter um bom resultado na saúde mental também. 

Saúde e bem estar físico devem caminhar lado a lado

Isso é o mais importante! Buscar um resultado muito rápido é um dos maiores perigos que existe, pois é nesse momento que o indivíduo poderá prejudicar a sua saúde. Além disso, há outro tipo de situação em que se busca redução de peso, porém sem melhorar a qualidade alimentar, ou seja, a pessoa come pouco, mas de alimentos que não são nutritivos, o que gera um prejuízo para a saúde. O melhor combo é, sem dúvidas, unir a qualidade dos alimentos com a sua quantidade, porém, ainda assim, a qualidade será sempre mais importante.

Fuja das dietas “milagrosas”

Em geral, essas dietas se iniciam com o comportamento citado anteriormente, que é a busca constante pela redução de peso. Quando esse comportamento é estendido ou repetido, onde a pessoa faz por um período, deixa de fazer em outros e depois volta a repeti-lo, acarreta em uma redução significativa na ingestão de nutrientes pela falta de qualidade da alimentação, e isso pode resultar em diversos efeitos negativos para a nossa qualidade de vida e bem estar. Ao iniciar qualquer tipo de dieta ou reeducação alimentar, é imprescindível o acompanhamento com uma nutricionista, desta forma, você terá a segurança de estar recebendo uma prescrição alimentar individualizada e que esteja de acordo com as suas necessidades. 

Ganho de peso: Falta de equilíbrio ou genética?

Sim, existem tendências que irão favorecer o ganho de peso e gordura corporal, porém, nossas tendências são como portas que podem se abrir (onde essa tendência irá se expressar, por exemplo o ganho de peso) ou permanecerão fechadas (sem excesso de peso, porém com tendência). O que irá abrir essa porta é a chave que você utilizará. Nessa metáfora, a chave é seu estilo de vida, que entra a falta de equilíbrio na alimentação. Então, para resumir, pessoas com tendência ao ganho de gordura corporal, só terão esse aumento caso não cuidem dos hábitos alimentares e comportamentais, pois a obesidade é uma doença multifatorial. 

Jejum Intermitente

O Jejum Intermitente é uma prática milenar iniciada em diversas religiões. Ele traz diversos benefícios para a saúde e pode ser um grande aliado no tratamento de diversas doenças. Porém, essa estratégia alimentar não é para todos, é preciso avaliar de forma individualizada diversas questões comportamentais e bioquímicas antes de indicá-lo, definitivamente não é algo aconselhável a se praticar sem o acompanhamento de um nutricionista. 

Suplementos, vitaminas, proteínas e demais componentes que prometem mais saúde, disposição e beleza, quem pode prescreve-los?

Idealmente um nutricionista irá verificar quais são as necessidades de cada indivíduo, evitando assim, futuros excessos. 

Todas as vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gorduras devem ser consumidos em quantidades ideais, nem mais nem menos, sempre na dose certa e essa dose depende de pessoa para pessoa, de acordo com patologias, peso, altura, rotina, percentual de gordura, massa magra, nível de treinamento, entre outras particularidades.

Qual profissional optar?

Você procurará primeiramente um nutricionista especializado no seu objetivo, por exemplo, caso precise tratar acne, dermatite, herpes ou psoríase você irá procurar uma nutricionista que trabalhe com a nutrição com ênfase em dermatologia, por exemplo. Caso seu objetivo seja relacionado principalmente ao esporte, você irá buscar uma nutricionista que seja da linha esportiva e por aí vai. Essa segmentação deixa o trabalho muito mais eficiente e os resultados muito mais prósperos pois a prescrição nutricional será muito mais eficaz. 

4 dicas fundamentais na hora de montar uma refeição

1° Pelo menos 50% do seu prato deve ser de vegetais e legumes;

2° Prefira proteínas cozidas, assadas ou grelhadas;

3° Na hora de escolher carboidratos, procure os naturais e evite as opções que contenham farinha;

4° Coma com calma.

Busque por ajuda especializada

Seguir uma dieta específica sem ajuda profissional é um grande erro, pois caso você esteja tentando tratar uma patologia (doença), a probabilidade de errar em algum detalhe importante é muito grande, portanto, procure ajuda especializada.  Não busque apenas pelo preço, e sim pelo valor agregado que essa iniciativa proporcionará a você e a sua qualidade de vida. Caso no momento, você não possua recursos financeiros disponíveis para investir em consultas particulares, há no mercado a possibilidade de associar-se a convênios de saúde empresariais para facilitar o alcance aos profissionais de forma mais acessível e facilitada. Caso você seja um profissional CLT, procure pelo RH da sua empresa e busque pelo auxílio do convênio. Agora, se você é empresário, procure por associações que disponibilizem esse importante recurso aos seus colaboradores. Investir na saúde do capital humano, é promover a melhoria contínua dos processos e resultados da sua empresa. 

Alimentação como fonte de vida

“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”! Essa frase foi dita por Hipócrates (Médico grego, considerado o pai da Medicina), há mais de 2.400 anos e que cada vez mais é difundida pela ciência, por meio de comprovações entre bons hábitos alimentares e a diminuição de possíveis doenças crônicas.

Uma vez instalada a doença, a nutrição e o alimento certo talvez não poderão fazer tudo por você, mas ela poderá amenizar muito dos seus sintomas e principalmente evitar ainda mais consequências negativas. Em matéria de prevenção para milhares de doenças, não há nada mais eficaz do que uma alimentação adequada!


uploaded picture



Participação e contribuição para o artigo

Paula Silveira Prado

Nutricionista Especialista em Estética com ênfase em dermatologia

Clínica Move & Life centro integrado de saúde.


31/03/2021 - Viviana Durante