uploaded pictureQuem antes de dar os primeiros passos no mercado de trabalho, já não sonhou em ser um profissional de sucesso, dono de um currículo exemplar e com grande potencial para fazer qualquer empresa decolar no mercado competitivo? Acredito que todos nós, não é mesmo?! Mas, para que esse objetivo seja alcançado, existe por trás dele, um longo caminho de dedicação, foco e buscas por novos conhecimentos e experiências que devem ser explorados.

E, se tratando de reconhecimento profissional, não adianta, é de degrau a degrau que se chega ao topo. Afinal, você conhece algum jovem que esteja iniciando no mercado de trabalho, e  ocupe, de imediato, um cargo de gerencia, por exemplo? Na maioria das vezes, como falamos a pouco, precisamos vencer algumas etapas, agregar conhecimento e evoluir profissionalmente para conquistar o tão sonhado cargo. E, se assim como a maioria dos jovens, você está em busca deste mesmo resultado mas ainda não sabe muito bem como dar os primeiros passos, aí vai uma dica valiosa: procure por um programa de estágio! Mas, antes disso, preste atenção nas dicas que temos para você neste artigo. Ah, e vale lembrar que o conteúdo de hoje é valido tanto para os  jovens talentos que estão em busca de uma oportunidade, como também para o empreendedor que precisa de  energia e inovação no dia a dia   da sua empresa.

Vamos acompanhar? 

 Quem o programa de estágio beneficia? 

O programa é benéfico para todos os envolvidos- o jovem, por ter a oportunidade de iniciar no mercado de trabalho e o próprio empresário, por contar com um colaborador cheio de energia, que contribui com novas ideias e inovações que contribuirão para o futuro do negócio. 

Ter a oportunidade de formar um profissional talentoso, dentro de uma empresa, atualizado e com vontade de iniciar a sua vida profissional, pode ser considerado como uma “jóia” a ser lapidada, podendo potencializá-la dentro da sua organização. Podemos comparar também, com um clube de futebol, formando a sua “categoria de base”, descobrindo talentos e os lançando na profissão para a qual está estudando. Uma grande oportunidade de mesclar a expertise da empresa, com os novos expoentes, que farão o futuro da organização.

Propagação da marca no mercado

Não há dúvida que uma empresa precisa ter profissionais experientes e sempre estar preocupada em formar linhas sucessórias, não apenas na sua direção, mas em todos os seus níveis hierárquicos, mesclando a experiência e a juventude,  num sistema hibrido, e harmônico, preservando sua história passada e construindo seu presente e futuro, e para isso, o programa de estágios é uma fonte inesgotável de  pessoas “antenadas’ e atualizadas às mais modernas ferramentas para sustentabilidade e expansão da marca de qualquer negócio.

Quais empresas podem contratar estagiários?

Todas, desde que cumpram com o que preconiza a Lei do Estágio, tenha um supervisor para orientá-lo, as atividades que o estagiário esteja ligado às suas áreas de estudo, não o exponha a atividades insalubres ou ambiente de risco (máquinas e equipamentos), e respeito um número mínimo de colaboradores para que possa estar dentro da “cota” de estágios.

Como contratar um estagiário para a minha empresa? 

O primeiro passo é estabelecer um Termo Contratual, entre a Empresa (Unidade Concedente), e o Agente Integrador, ambos formalizam um contrato, um pré-requisito para a contratação do aluno, que seria o TCE – Termo de Convênio de Estágio, que deve ser assinado pela empresa Agente Integradora, pelo estagiário, e caso ele tenha idade entre 16 e 18 anos, além dele, deve assinar um tutor ou responsável, a empresa e a Instituição de ensino.

Processo seletivo

O processo seletivo pode ser o mesmo, porém o  ideal é que os critérios sejam distintos,  uma vez que para vagas efetivas, normalmente exige-se experiências ou vivencias anteriores,  nem que não sejam no mesmo segmento, mas que tenham experiências empresarias, e é justamente esse o ponto que reflete a importância do aluno realizar estágios não obrigatórios, pois ele já sairá à frente dos seus “concorrentes”,  pois ao se formar, além da graduação já terá vivência prática no “mundo organizacional”.  São várias nuances a serem examinadas num processo seletivo, tanto para vagas de estágio, quanto para vagas efetivas, no entanto, para as vagas de estágios, o fator comportamental acaba sendo mais relevante, uma vez que, a maioria dos estagiários buscam suas primeiras oportunidades de mercado, e o foco acaba sendo mais nas análises das suas potencialidades.

Tempo de permanência 

Os contratos de estágio, duram, em média, até dois anos. Geralmente faz-se um contrato por um ano e o renova para mais um. No entanto, o aluno deve comprovar frequência escolar /matrícula a cada semestre. Precisa estar estudando, sob pena de rescisão do contrato.

Como é feito o término de contrato de um estagiário

Quando qualquer das partes manifestar o desejo de rescisão, o contrato é finalizado de imediato. Porém, a reponsabilidade de coletar as assinaturas é do aluno, e ele só receberá sua rescisão quando entregar os documentos assinados.

Questões fiscais

A única obrigação que a unidade concedente (empresa que contrata estagiário), tem, além do pagamento do valor da Bolsa Auxílio, Auxílio Transporte e a Taxa de Administração, que é o percentual pago à Agente Integradora, pela administração do estágio (tramites burocráticos, contratos, apólice de seguros), é pagar o Recesso Remunerado, que é como se fosse as “férias”, a cada período estagiado, o aluno tem direito  ao Recesso Remunerado. Não existem outros tributos e nem compromissos fiscais como as demais contratações (CLT - Consolidação das Leis do Trabalho), o contrato pode ser encerrado por qualquer uma das partes, a qualquer momento, sem ter que cumprir ou pagar aviso prévio, décimo terceiro, multas rescisórias, etc.

Quais benefícios preciso assegurar para o estagiário ao contrata-lo?

O estágio precisa ser bom para todos os envolvidos, caso contrário, não surtirá resultado. Primeiro de tudo, precisa ser bom para o aluno, tem que agregar conhecimento, não apenas remuneração. O empresário/gestor, tem a responsabilidade de analisar se está oferecendo a oportunidade de aprendizagem, com sabedoria, segurança, sem expor o estudando ao menor risco que seja.  Não existe um valor mínimo ou máximo para a Bolsa auxilio, é de livre negociação, porém é interessante que o valor seja atrativo, para que a empresa tenha bons talentos interessados em realizar seu estágio nela. Em hipótese alguma, poderá haver remuneração variável, os valores precisam estar acordados em contrato.  A empresa pode oferecer os benefícios que quiser, como plano de saúde, alimentação, etc.  

Quais outros benefícios minha empresa terá ao optar pela contratação? 

Os benefícios são inúmeros, mas o que podemos destacar, sem dúvida, é o custo baixo de mão de obra e a oportunidade de encontrar futuros profissionais sem “vícios”, ou “paradigmas”, podendo “moldar” de acordo com sua maneira de gestão. 

Solução da ACIC

A ACIC, em parceria com a Interhativa Recursos Humanos traz a solução para contratação de estagiários para a sua empresa com taxa diferenciada.

Por que usar a solução:

- Oportunidade de recrutar futuros profissionais, facilitando a descoberta de novos talentos;

- Taxa de administração com % diferenciada para o associado;

- Estagiários selecionados dentro do perfil que sua empresa precisa;

- Empresa com mais de 10 anos de mercado como Agente Integrador de Estágio.


Participação e contribuição para o artigo

Cláudio Pagan

Sócio Administrador da Interhativa Recursos Humanos – Agente Integradora de Estágios.



23/03/2021 - Viviana Durante