Cascavel lança o projeto Soluções para o futuro

Terça, 18 Fevereiro 2020 10:42

Cascavel dá mais um passo para se tornar um dos mais pulsantes ecossistemas de inovação do Paraná. É que acaba de ser lançado o Projeto Soluções para o Futuro, que reúne a administração pública municipal, a Fundetec, o Sebrae e a Acic por meio da Acic Labs, além de instituições de ensino e outros parceiros. “Essa é uma soma de forças que vai inserir, de forma importante, nosso município em um mundo tecnológico e cheio de oportunidades”, diz o prefeito Leonaldo Paranhos.

Juntamente com lançamento do projeto foi assinado o primeiro edital do Programa Municipal de Inovação, que selecionará empresas que receberão recursos para o desenvolvimento de ideias e propostas inovadoras. A chamada dos interessados em participar é pública, diz o prefeito Paranhos, destacando que a finalidade é estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo.

“Com recursos a título de subvenção, esses empreendedores terão apoio, capacitações e todo suporte que precisam para colocar a sua ideia em prática”, diz o presidente da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel), Alcione Tadeu Gomes. Fundetec, Sebrae e Acic Labs serão parceiros na operação-piloto do programa. Inicialmente, dez startups terão a chance de estar na aceleradora e hub de inovação da associação comercial e de ser incubadas na Fundetec.

Ecossistema

O presidente da Acic, Michel Lopes, informou que é uma alegria para a entidade, por meio de sua aceleradora, participar do programa. “A expectativa é que, com o edital, novas empresas possam ser formadas e contribuir com o desenvolvimento local”. Para o gerente regional do Sebrae, Augusto Stein, essa é uma parceria que trará bons frutos para o processo de formação e de consolidação do ecossistema de inovação de Cascavel.

Legenda: A assinatura do primeiro edital ocorreu em solenidade no Calçadão