Acic passa por auditoria de manutenção de norma da ISO

Quinta, 13 Fevereiro 2020 14:54

A Acic foi uma das primeiras entidades empresariais do Brasil a aderir a padrões internacionais de qualidade a partir de normas da família ISO. Desde 2001, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel conta com certificação que auxilia na padronização de sistemas e procedimentos para a melhoria contínua da gestão da qualidade. Nesta semana, setores da entidade passam por nova auditoria, de manutenção. Quem realiza a tarefa é o auditor Durval Ameixeiro Filho, da BSI, empresa líder mundial em normas da qualidade.

A analista da qualidade Ana Paula Godinho Casarotto explica que estar integrado a normas da ISO é um diferencial determinante para o sucesso de empresas e instituições. “A visão das que contam com a certificação é diferenciada e apurada. Ela contribui para que a empresa ou entidade, como é o caso da Acic, tenha controle e organização de seus objetivos e, assim, possa alcançá-los com mais objetividade e precisão. E tudo leva à excelência nos serviços e atendimentos”, diz Ana Paula.

A associação comercial conta com as normas ISO 9001/2015 e ISO 14001/2015 – esta com foco em questões ambientais. A auditoria nos setores é uma exigência para comprovar que os requisitos da gestão da qualidade são cuidadosamente praticados. “Fazemos monitoramento mensal e a cada dois anos, a exemplo do que ocorrerá no ano que vem na Acic, teremos nova auditoria para recertificação”, informa Ana Paula. De acordo com ela, o envolvimento dos comandos, colaboradores e diretores é fundamental para que o melhor da norma seja efetivado.

Por contar com a ISO há 20 anos, a Acic precisou passar pelo procedimento de atualização das normas para as versões 2008 e mais recentemente 2015. Diante de um mundo em movimento, as regras não podem ser engessadas, por isso são continuamente melhoradas e então ocorrem aperfeiçoamentos que levam a versões mais apuradas, conforme explica a analista de qualidade da Associação Comercial e Industrial de Cascavel.

A auditoria de manutenção é uma grande oportunidade, segundo Ana Paula, porque permite à entidade ou empresa receber orientações e sugestões sobre ajustes capazes de tornar a aplicação e o desempenho da norma ainda melhores. “Todos estamos atentos e vigilantes para que o melhor desse procedimento seja observado, tonificando resultados internos com reflexos também nos atendimentos e oferta de produtos e serviços aos nossos associados”, diz o gerente da Acic Cesar Ióris.

Legenda: A auditoria de manutenção acontece nesta semana em alguns dos setores da associação comercial