Centro potencializa a formação profissional

Empresários e lideranças ligados à Associação Comercial e Industrial de Cascavel puderam conhecer melhor na noite de quinta-feira um projeto criado com a finalidade de valorizar a formação profissional. O Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto é o resultado de reformulação no ensino médio iniciada em 1999 e que transformou o Colégio Polivalente em uma estrutura de excelência reconhecida em toda a região.
O presidente da Fundação de Apoio do Centro Estadual de Educação Profissional, Elder João Servo, informou que a missão da instituição é assegurar boas condições de funcionamento à estrutura, além de contribuir para o seu aparelhamento e na promoção de ações de integração do Ceep com sindicatos, entidades de classe e toda a sociedade organizada. A diretora do centro, Zilvanira Faria, resume: “A Funceep é o elo entre a escola e a comunidade”.
O encontro empresarial da Acic foi realizado no Ceep justamente para mostrar aos empresários a estrutura, a qualidade dos cursos e os resultados já alçados, informa o vice-presidente da Acic, Guido Bresolin Jr. A presidente da Acic, Susana Gasparovic Kasprzak, entende o Centro Estadual de Educação Profissional como um recurso indispensável para a formação de mão-de-obra apta para atuar nos mais diversos setores do mercado. “O Ceep se torna uma referência e um parceiro de empresas e de entidades de classe”, afirma ela.
O Ceep oferece educação profissional na forma continuada e técnico de nível médio. Os cursos de nível médio em andamento são de eletromecânica, eletroeletrônica, segurança no trabalho, turismo e hospitalidade e meio ambiente. Há 868 alunos matriculados, média de 120 por curso, segundo Zilvanira. Os de formação continuada estão nas áreas de recursos humanos, informática, AutoCad, eletrônica, desenho de moda, custos industriais, inglês, encaixe, risco e corte, modelagem industrial e manutenção de computadores. O único custo do aluno são R$ 20 no ato da inscrição, que vale para um semestre inteiro.
Fábricas
O centro também possui uma Fábrica-Escola de Vestuário em funcionamento desde outubro de 2002. Ela já formou 226 alunos no curso de costura industrial. A partir de 2005 passa a funcionar a Fábrica-Escola do Setor Moveleiro, uma antiga reivindicação do segmento. Há previsão dos seguintes cursos de nível médio para o ano que vem: enfermagem, administração e informática. Eles acontecem com duração de dois anos (subseqüentes) e quatro anos (integrado), neste caso quando estiver associado ao ensino médio. Os empresários reivindicaram a criação de um curso técnico na área de contabilidade.
O repasse de máquinas pesadas para os laboratórios de construção civil, setor moveleiro e desenho industrial, que já deveria ter ocorrido, ainda é o maior desafio no processo de consolidação do Ceep, de acordo com Zilvanira. O Ceep conta com banco de dados sobre alunos em situação para estágio, que traz o perfil e as habilidades de cada um. Várias empresas já são parceiras do centro na formação de mão-de-obra e reciclagem de pessoal, como a Bunge, Eucatur, Mascarello, Sadia e prefeitura. A diretora entende a escola como uma forma de contribuir para reduzir diferenças sociais na região. Informações pelo telefone 226-2588.