Notícias


Imagem Notícia

Anexo do fórum deve ficar pronto em 2006

O diretor do fórum da Comarca de Cascavel, juiz Fabrício Priotto Mussi, espera que as obras do anexo fiquem prontas no máximo até julho de 2006. Fabrício esteve na Acic na noite de quinta-feira e informou que a atual estrutura está no limite e que a construção de uma nova área física é urgente. O pedido de edificação do anexo é antigo e, além do Judiciário, envolve as entidades de classe do município. A Acic tem essa obra e a ampliação do número de varas como bandeira de muitos anos, informou a presidente Susana Gasparovic Kasprzak.
O futuro prédio do fórum de Cascavel terá área construída de cerca de cinco mil metros quadrados e dobrará a atual estrutura disponibilizada ao Judiciário no município. A licitação já aconteceu, bem como o julgamento das propostas comerciais, porém um pedido de recurso está em apreciação e ainda não há data prevista para a oficialização do vencedor do processo, informou Fabrício. O prazo de execução da obra é de 540 dias.
A falta de espaço traz problemas operacionais e impede a instalação de uma nova vara já autorizada e com juiz, uma vez que nem imóvel próximo ao fórum para local existe. O diretor do fórum comentou a falta de juízes em Cascavel e disse que o problema acontece em todo o Estado. Há carência de 60 juízes no Paraná, afirmou. A situação deve se prorrogar por mais algum tempo em Cascavel, porque nem todos que são destacados para trabalhar na cidade desejam ficar aqui. Há cinco cargos de juiz vagos atualmente no fórum local e um sexto pediu transferência e vai embora no fim do ano.
A limitação de espaço e de pessoal não permite maior agilidade na apreciação de preços e exige trabalho a mais dos juízes em atividade a fim de manter o ritmo. Fabrício informou que vive um dilema diário: “Estou sempre entre a qualidade e a quantidade, mas a escolha sempre é pela qualidade, porque o meu trabalho envolve a vida das pessoas”, afirmou. Há mais duas varas liberadas para Cascavel, porém o seu regime de funcionamento ainda depende de decisão do Superior Tribunal Federal.
Voltar