Notícias


Imagem Notícia

Núcleos compartilham ações e as experiências

Coordenadores e empresários ligados aos núcleos setoriais estiveram reunidos com diretores da Acic na manhã desta terça-feira para apresentar relatório de atividades desenvolvidas nos últimos dois meses. O vice-presidente da entidade, Guido Bresolin Jr., entende o compartilhamento de ações e de experiências, de forma regular na Acic, como fator de crescimento de um projeto implantado de forma pioneira pela Associação Comercial e Industrial de Cascavel em parceria com o Sebrae em 1998.
O envolvimento de empresários e de colaboradores de um mesmo ramo econômico em palestras e treinamentos é uma das ações comuns entre os núcleos setoriais. “A capacitação profissional melhora a qualidade do atendimento dispensado ao consumidor”, informa a consultora Maura Berti. Os núcleos mais recentes são o de idiomas e de academias de ginástica, que já realizam atividades de forma conjunta de olho no fortalecimento do setor.
A região tem 27 consultores em 24 cidades e a meta constante é criar condições para resultados cada vez melhores aos empresários integrados, informa o consultor do Sebrae, Orestes Hotz. Ele informou de uma nova tendência para áreas de abrangência regional, como supermercados, mecânicas e informáticas, que envolvem núcleos afins de mais de uma cidade. Orestes reforça a necessidade de envolvimento intenso dos empresários nos núcleos, porque, de acordo com ele, estes são os responsáveis por fazer dessa integração um sucesso.
Núcleos
Os núcleos em atividade na Acic são: Cabeleireiros, Materiais Elétricos, Marmorarias, Videolocadoras, Academias de Ginástica, Concessionárias, Corretoras de Seguro, Moveleiros, Transporte Escolar, Informática e de Escolas de Idiomas. Outros dois estão em processo de formação: Publicidade e Propaganda e de Contabilidade. A proposta do projeto é simples: aproximar empresários de um mesmo setor para debater dificuldades comuns e encontrar alternativas de fortalecimento conjunto do respectivo ramo de atividade.
Relatório de atividades dos núcleos
Núcleo de Cabeleireiros
Coordenador: Lindamir Vezaro
o Organização de um costelão que acontecerá dia 21 de novembro no Clube dos Sub. Tenentes e Sargentos (Vila Militar) com o objetivo de arrecadar fundos para elaboração do CONTRATO DE LOCAÇÃO DE ESPAÇO.
o Proposta de fazer curso de visagismo promovido pelo Núcleo para o ano que vem
o Participação do Núcleo no Hair Brasil em abril/2005.
Núcleo de Marmorarias
Coordenador: Marcos Tomasi
o Realizado Planejamento Estratégico em outubro de 2004.
o Verificando a possibilidade de exportar peças prontas ou trabalhar em uma obra. Esteve presente na última reunião Paulo Meira / Diretor Comércio Exterior da Acic – trazendo esclarecimentos a respeito do comércio exterior.
o Continuidade das compras em conjunto que já vinham sendo realizadas.
Núcleo de Videolocadoras
Coordenador: Afonso Galdino
o Ação com a Polícia apoio do delegado Luiz Gilmar a respeito da Pirataria
o Terceira edição do Tablóide para dez/2004
o Sorteio de Dvd’s dez/2004
Núcleo de Materiais Elétricos
Coordenador: Valdecir Barcelos
o Campanha 10.000 Watts de Prêmios: Jantar de lançamento da campanha, palestras técnicas (já realizada com a Conduspar e Pial)
Núcleo de Academias de Ginástica
Coordenador: Duarte
o Planejamento Estratégico – terminaremos dia 30/10
o Participação no 13° Salão de Negócios
NÚCLEO MOVELEIROS: A última ação realizada foi o curso de colagem para os funcionários das empresas do Núcleo, realizado na VELPLAC. Estiveram presentes 18 funcionários. Próxima ação: realizar PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO das ações para 2005, na Casa do Empresário, na Expovel, dia 29/10/2004.
NÚCLEO CONCESSIONÁRIAS: Ação que está sendo realizada é a mídia direcionada para que no segundo final de semana de cada mês as pessoas visitem todas as concessionárias do Núcleo para realizar um test-drive e concorrer a uma viagem. Esta segunda etapa a viagem será para SANTIAGO no Chile. A outra ação é visitar o RECANTO DA CRIANÇA para proporcionar a eles um dia diferente. No domingo próximo será levado SORVETE para a criançada juntamente com os integrantes do Núcleo acompanhado das esposas e o Núcleo do Transporte Escolar.
NÚCLEO DE INFORMÁTICA: Está realizando um ciclo de palestras junto as Universidades e participando da semana acadêmica da Unipan. Futuramente estarão promovendo prêmios para os melhores trabalhos apresentados pelos acadêmicos das Universidades sobre TI. Ação futura junto com a FUNDETEC.
NUCLEO DE CORRETORAS DE SEGUROS: A ação que estão realizando é a confecção dos Banners e selos para divulgar a categoria dos corretores de seguros, e promovendo junto a FAG um curso de Pós-graduação direcionado para os Corretores de Seguros.
NÚCLEO DE TRANSPORTE ESCOLAR: A ação que estão realizando junto a Secretaria Municipal de Obras de Prefeitura é a construção de outros dois contornos na avenida Rocha Pombo para facilitar o transporte dos alunos. Ação Social: Arrecadaram brinquedos para o RECANTO DA CRIANÇA e serão entregues junto com o Núcleo das Concessionárias no dia 31/10 (domingo). Futuramente realiza o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para 2005.
NÚCLEO DE ESCOLAS DE IDIOMAS: O Núcleo Setorial de Escolas de Idiomas foi fundado dia 20 de agosto de 2004 com 8 escolas participantes. Nosso OBJETIVO é de “Fortalecer o Setor de Escola de Idiomas de Cascavel, por meio de ações que orientem a administração e a captação dos alunos.” Quem falou... Participaram do 13 salão de Negócios 2004 e sortearam 8 bolsas de Estudo nas Escolas do Núcleo por seis meses. Futuramente estarão realizando uma Palestra em Inglês para os professores das Escolas de Idiomas do Núcleo e para quem quiser participar.
Voltar