Cascavel vai debater a responsabilidade social

O Conselho do Jovem Empresário da Acic promove de 9 a 11 de novembro simpósio que vai debater a responsabilidade social, conceito em evidência no Brasil há vários anos e que ganhou corpo a partir da década de 90. O evento é dirigido a empresários e a universitários, que terão contato com algumas das maiores autoridades do Estado no tema e poderão entender e principalmente estimular a prática da cidadania corporativa, informa o relações públicas do Conselho, Gerson Grassia.
O primeiro simpósio aconteceu no ano passado, com média de 180 inscritos em cada um dos três dias. A expectativa para este ano é semelhante e o investimento é de R$ 20 para todo o evento e de R$ 8 para dias avulsos, segundo Grassia. A finalidade é oferecer uma discussão ampla sobre um tema em evidência em todo o mundo. Os consumidores de países desenvolvidos, fenômeno já sentido também no Brasil, dão atenção especial a produtos de empresas socialmente responsáveis e preocupadas com o contexto sociocultural de suas comunidades, cita o presidente do Conselho Jovem, Gelson Antonio dos Santos.
O simpósio vai oferecer visões acadêmica, empresarial, institucional e de autarquias sobre o tema. Haverá palestras relacionando a cidadania corporativa à empresa e ao meio ambiente e mostrará estudos de caso de sucesso. Paralelamente acontece o 1º Encontro de Jovens Empresários do Oeste. A abertura será às 19 horas do dia 9, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Mais informações pelo telefone 321-1401.
Conheça as palestras do simpósio
A primeira palestra é com o doutor em Serviço Social da Unesp, Edson Marques Oliveira, que falará sobre Empreendedorismo e responsabilidade social, às 19 horas do dia 9. Às 20h20, a coordenadora regional de meio ambiente da Sanepar, Joane Covatti, aborda o tema Meio ambiente e responsabilidade social e a presidente da regional da ABRH, Ester Taube Toretta, palestra sobre Gestão de responsabilidade social no contexto das organizações.
O programa prossegue no dia 10, às 19h30, com a palestra do engenheiro José Antonio Uba, sobre Mudança de atitude ambiental. A coordenadora de projetos de responsabilidade social da Itaipu, Heloísa Covalan, aborda o tema Responsabilidade social e empresarial e desenvolvimento sustentável, a partir das 20h20. O gerente da Unicoop, Antonio Augusto Puttini, apresenta na sequência o Case Unicoop.
A palestra da coordenadora do curso de Administração da Unioeste, campus de Cascavel, Elizandra da Silva, abre o último dia do simpósio. Ela vai informar sobre Responsabilidade social corporativa, a partir das 19h30. A doutoranda Rosana Kátia Nazzari palestra, sobre Capital social e desenvolvimento sustentável, às 20h20 e o professor Udo Strassburg encerra a programação ao falar sobre Responsabilidade social e a transparência nas empresas.