ABRH fortalece a gestão de pessoas

A presidente da regional Oeste do Sistema Nacional ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Ester Taube Toretta, apresentou quinta à noite a empresários e a lideranças na Acic as características de uma entidade criada para valorizar e fortalecer o conceito de gestão de pessoas. A ABRH existe há 30 anos no Brasil, mas em Cascavel a regional empossou sua primeira diretoria em março.
A entidade não tem fins lucrativos e é constituída por pessoas físicas e jurídicas da área de gestão de recursos humanos. A associação tem 40 unidades em todo o País e seu papel, segundo Ester, é oferecer eventos para atender demandas em gestão, suporte de conhecimento na gestão de pessoas, contribuir para o desenvolvimento da cultura organizacional e promover a reunião de pessoas com objetivos comuns focados em recursos humanos.
A ABRH-Oeste busca também respeito e reconhecimento ao ser humano e disponibiliza ferramentas para alcançar a excelência no trabalho. A entidade proporciona ainda cursos, palestras, oficinas e também desenvolve ações internas nas empresas. Ester informa que as pessoas têm dificuldades, face a uma série de motivos, para compartilhar experiências e, pensando nisso, a associação cria um Banco de Talentos e passa a promover ações para a troca de informações entre profissionais de toda a região.
A regional possui três serviços considerados estratégicos, que são a rede de consultores, os instrumentos de gestão e os cases. O primeiro oferece contatos com consultorias que possam atender as necessidades específicas da empresa na gestão de pessoas. Os instrumentos de gestão levam às empresas softwares de pesquisa para visualizar, diagnosticar e obter informações úteis à tomada de decisões. A elaboração de cases permite a troca de conhecimentos empresariais e dá uma visão panorâmica das mais diversas opções de trabalho. Cascavel vai sediar, em novembro, uma das etapas de curso integrado promovido pela ABRH-Paraná.