Tavares cita exigências da era do cidadão digital

O publicitário Clóvis Tavares mostrou na noite de quinta-feira porque é considerado um dos cinco melhores conferencistas brasileiros da atualidade, segundo a revista Veja. Ele levou mais de mil pessoas ao delírio durante as duas horas de duração da palestra A magia da inclusão digital, realizada no 13º Salão de Negócios graças a uma parceria da Acic com a Faciap, Microsoft e Intel. Tavares abusou da criatividade para passar uma mensagem de otimismo e para informar sobre o quanto a tecnologia muda a vida das pessoas.
Clóvis Tavares, publicitário premiado e conferencista de carreira internacional, criou o personagem Peter MacPerson para envolver o público no clima do evento. Peter é um doutor norte-americano que fala um português atrapalhado, mistura bom humor e mágica e é fascinado pelo Brasil e pelo mundo high-tech. A informação é a essência da era digital, que tornou instantânea a comunicação em todo o globo. “O escambo, o sal, as moedas de ouro e prata e agora a informação. Esse é o principal patrimônio que uma pessoa ou empresa podem ter”, disse Tavares. Ele também mostrou um vídeo mostrando um mercado do futuro de leitores óticos sofisticados e carrinhos de compra inteligentes.
O empreendedor da era digital precisa estar conectado às novas tecnologias, mas principalmente entender tudo sobre o seu negócio. “E a mudança não deve atingir apenas o dono e os diretores e sim a equipe toda”, informou o palestrante. O computador, o acesso à internet e o celular multifunções são ferramentas de trabalho, criados para facilitar a vida do empresário, no entanto ele precisa de um capital humano apurado e integrado, ressaltou. “É preciso tecnologia e colaboradores que não pensem no impossível como uma limitação”.
Tavares citou como essenciais o associativismo, a cooperação, o trabalho em equipe, a estratégia, o padrão de qualidade e o respeito aos prazos de entrega. “O cliente está mais exigente, quer segurança e espera ser surpreendido”, afirmou. Clóvis Tavares é um dos divulgadores oficiais do Paraná Digital, programa desenvolvido pela Faciap em parceria com a Microsoft, Intel e associações comerciais com a finalidade de facilitar a informatização de empresas de micro e pequeno portes. Elas têm acesso a financiamentos especiais para a compra de computador e softwares. Informações com a Acic, pelo telefone 321-1438.