Notícias


Imagem Notícia

Programa que está em 60 países orienta sobre perigo das drogas

 

Um programa criado em Los Angeles em 1983 é a fonte de inspiração de uma parceria que contribui para tornar mais seguro e promissor o futuro de crianças brasileiras. É o Proerd, uma iniciativa que leva orientação sobre o risco que as drogas representam para a vida de qualquer pessoa. O assunto foi detalhado na noite de quinta-feira, na Acic, pelo segundo tenente da Polícia Militar, Paulo Roberto da Silva.
A origem do precursor do Proerd está em uma apreensão gigante de drogas pela polícia de Los Angeles, que constatou que alunos seriam o foco preferencial para a venda e o consumo do entorpecente. Além de aperto nas medidas de repressão, as autoridades norte-americanas desenvolveram um projeto complementar com foco na informação. Assim, surgiu uma ação que hoje está presente em 60 países.
No Brasil, o Proerd, já adaptado à realidade brasileira, começou a ser difundido a partir de 1992, inicialmente pelo Rio de Janeiro. Aos poucos, ele ganhou todo o Brasil e no Paraná é desenvolvido desde 2000. O trabalho é realizado em três frentes, conforme Paulo Roberto: a alunos das séries iniciais, àqueles matriculados no quarto e quinto anos e também aos pais e responsáveis. Cascavel aderiu ao projeto a partir de 2001 e nesses 12 anos mais de 40 mil estudantes passaram por ele. No Paraná, o número já alcançado ultrapassa 1,2 milhão.

Envolvimento
Os conteúdos em sala de aula são repassados por um representante da corporação militar. São escolhidos para a tarefa aqueles que, além de uma comunicação fácil, demonstram ter carisma para dialogar com as crianças. O resultado não poderia ser melhor, conforme o segundo tenente: o envolvimento dos alunos impressiona. Eles ouvem as informações com atenção e interagem ao formular os mais diversos questionamentos. O sucesso do programa, a partir de uma constatação mundial, demonstra o alcance da iniciativa: mais de 90% dos estudantes que passam pelo Proerd não terão contatos com as drogas.
A metodologia empregada é simples. Os conteúdos verbais têm o reforço de uma cartilha. Ela traz imagens e informações sobre cigarro, bebidas alcoólicas e sobre entorpecentes. Depois da aplicação das lições previstas no programa, os alunos participam de formatura e recebem certificado. Somente no ano passado, mais de dois mil alunos foram envolvidos na atividade e a previsão é de fechar 2013 com ainda mais. Um dos aprendizados mais importantes que as crianças recebem, conforme Paulo Roberto, está associado à decisão e firmeza da criança, que logo será adolescente e adulto, de recusar qualquer contato com bebidas alcoólicas e principalmente com entorpecentes.

Parceria
Um dos segredos do sucesso do Proerd está em uma parceria que integra escola, polícia e família. “Por isso, o esforço é também de trabalhar aspectos ligados à cidadania e ao respeito ao próximo”. O segundo tenente deu outro dado importante, de que mais de 97% das ações da Polícia Militar, principalmente em região de fronteira, estão associadas à prevenção. “Embora dos mais singelos, o Proerd tem se mostrado uma ferramenta importante e indispensável para proteger nossas futuras gerações de uma vida de angústia e de sofrimento”, conforme Paulo Roberto da Silva.

Legenda: O segundo tenente da Polícia Militar, Paulo Roberto da Silva: 1,2 milhão de alunos já foram envolvidos nas lições do Proerd no Paraná

Crédito: Assessoria Acic

 

Voltar