Empresa do Núcleo de Academias da Acic vence etapa estadual do MPE-BR

A Aquafit, uma das academias dos irmãos Renato Schwab Karsten e Gilliard Roberto Schwab Karsten, conquistou no fim de novembro a etapa estadual do MPE-Brasil, Prêmio de Competitividade para Micros e Pequenas Empresas, organizado nacionalmente pelo Sebrae. As academias do grupo - Aquafit, IndSide e Iron Heath – funcionam em Toledo, mas são integradas ao Núcleo Setorial de Academias da Acic de Cascavel. Os irmãos montaram a primeira das três empresas há oito anos.

O MPE Brasil foi criado em 2004 para reconhecer a excelência na gestão de micros e pequenas empresas, tendo por base o Modelo de Excelência em Gestão da Fundação Nacional da Qualidade. Na edição de 2013 do Prêmio, o número de inscrições chegou a 6.834. Dessas, saíram 3.510 (que preencheram o formulário). Dos 3.510 candidatos efetivos, 36 empresas passaram pela triagem e foram visitadas por equipe técnica. Essa etapa do processo de julgamento é importante para comprovar se o que foi informado no momento da inscrição realmente ocorre no cotidiano da empresa.

Os critérios avaliados pelo IBQP, o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, foram os seguintes: Resultados e Verificação dos controles financeiros, Visita às instalações, Liderança, Estratégias e Planos futuros, Atendimento a Clientes, Responsabilidade Social, Informações e Conhecimento específicos,

Pessoas e Processos

Segundo Renato Karsten, o prêmio é um reconhecimento da seriedade do trabalho que a Aquafit realiza e também um incentivo para planos futuros de expansão da empresa. “A intenção agora é a construção da nossa sede própria que será na avenida Maripá. Ela contará com complexo aquático e inúmeras novidades do universo Fitness. As obras começarão em março. Em seguida, o foco é expandir a empresa para outras cidades, sempre fazendo prevalecer nosso ideal de atender os nossos clientes de maneira integral, fazendo com que ele perceba a diferença de um atendimento de alta qualidade”.

No Paraná, o Prêmio MPE é realizado pelo Sebrae-PR e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, por meio do Movimento Paraná Competitivo com o patrocínio da Gerdau, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná e conta ainda com a parceria da Faciap e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR). A Academia Aquafit está automaticamente classificada para participar da etapa nacional, que deve ocorrer em abril de 2014.

Legenda

Renato e a esposa: reconhecimento ao planejamento e à organização empresarial da Aquafit