Notícias


Imagem Notícia

Acic quer fortalecer setor agrícola da Eadi

A presidente da Acic, Susana Gasparovic Kasprzak, entregou ao secretário de Agricultura e Abastecimento, o vice-governador Orlando Pessuti, pedido de ajuda ao Estado a fim de fortalecer o setor de grãos da Estação Aduaneira do Interior (Eadi). Susana lembrou que a implantação e funcionamento do Porto Seco em Cascavel é o resultado de um esforço conjunto que mobilizou a comunidade e lideranças do município, da região e do Estado durante anos.
“O Porto Seco é um instrumento vital para aproximar ainda mais o Oeste do Paraná, um dos principais centros agrícolas do País, do mercado internacional”, segundo ela. A Eadi já está em funcionamento, mas ainda opera abaixo de sua real capacidade face à inexistência, até o momento, de setores de apoio estratégicos, principalmente no ramo agrícola. O pedido da Acic é de que o governo estadual, por intermédio da Seab, sensibilize o Ministério da Agricultura a implantar uma de suas unidades no Porto Seco.
A Eadi já trabalha com o encaminhamento de peças agrícolas e na semana passada conseguiu cumprir todos os passos para a liberação de móveis ao exterior. “Mas precisamos do funcionamento pleno da estrutura e isso inclui o segmento de cereais”, disse Susana ao vice-governador. Pessuti reconhece a importância do Porto Seco e do Oeste no contexto socioeconômico do Paraná e afirmou que vai se empenhar para atender ao pedido apresentado pela comunidade empresarial de Cascavel.
Voltar