Empresários levam pedidos ao Governo do Estado

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Jefferson Nogaroli, acompanhou uma equipe formada por representantes da Caciopar e de associações comerciais do Oeste em audiências com três secretários de Estado no início desta semana em Curitiba. O objetivo foi entregar em mãos moções apresentadas pelas entidades e defendidas pela coordenadoria. “E o resultado dos encontros foi muito bom”, segundo a vice-presidente da Caciopar, Úrsula Kaiser.
A primeira audiência da comitiva foi com o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier. O empresário José Alexandre Polasek, representante da Acic de Cascavel, entregou três moções: pela compra de mais equipamentos e à ampliação de investimentos em pessoal e em estrutura e pelo aumento no número de guias de internamento ao Hospital Universitário. Xavier informou que o HU está bem quanto a equipamentos e estrutura, porém reconheceu a necessidade de um concurso para regularizar a situação de parte dos servidores. Ele não vê dificuldades em viabilizar mais AIH´s à unidade.
O secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, foi o segundo a receber a comitiva da Faciap e da Caciopar. Entre os pedidos estão a participação financeira do Estado na construção das marginais da BR 277, no perímetro urbano de Cascavel, e melhorias nos trevos Cataratas, em Cascavel, e do que dá acesso ao município de Vera Cruz. Pugliesi informa que o governo precisa manter diálogo com a concessionária do trecho, a Rodovia das Cataratas, para analisar a melhor forma de atender às solicitações.
Segurança
Nogaroli e os representantes da Caciopar e das associações do Oeste também estiveram com o secretário Luiz Fernando Delazari, da Segurança Pública. Polasek reforçou os pedidos incluídos na Carta Aberta por Mais Segurança em Cascavel. Parte das reivindicações foi atendida, como o envio de veículos às polícias Civil e Militar, porém ainda faltam outras, a exemplo do envio de mais homens às forças policiais. Mais de mil soldados estão em preparação e parte será destacada à região, assegurou o secretário. Ele também quer fortalecer os conselhos de segurança.