CNPq aprova projeto para estudos do Ecoparque Digital

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) acaba de aprovar projeto que vai liberar R$ 600 mil para estudos do futuro Ecoparque Digital de Cascavel. A solicitação foi elaborada pelo IPDTEC, órgão vinculado ao Núcleo Setorial de Informática e Telecomunicações da Acic. O dinheiro será empregado em projeto de viabilidade do empreendimento. Somando a solicitação aprovada pelo Empreender Competitivo, o Núcleo de Informática conseguiu quase R$ 1 milhão, somente neste ano, para novas ações.

O Ecoparque digital é um projeto que há anos tem sido amadurecido pelo núcleo e pela Fundetec com apoio do Sebrae. A finalidade é concentrar em um mesmo ambiente empresas de TIC (Tecnologia da Informação e da Comunicação) para que possam promover pesquisas e desenvolver novos produtos e serviços. Os recursos liberados pelo CNPq, segundo o coordenador do núcleo, Vanderlei Kichel, vão possibilitar a realização do EVTE (Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica) de um projeto que já foi aprovado.

O EVTE será realizado no ano que vem por técnicos especializados. Outra informação importante, conforme Kichel, é com o EVTE, o Ecoparque passa a ser reconhecido pelo governo como Parque Tecnológico em implantação, com isso serão novos caminhos para que a estrutura obtenha recursos aos seus processo de implantação e de consolidação. Cascavel e o Oeste formam um polo emergente em TIC. São mais de 500 empresas da área em atividade com a geração de mais de cinco mil postos de trabalho, com salário acima da média nacional. A região foi uma das primeiras no Brasil a constituir um APL, Arranjo Produto Local, na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação.

Legenda

O coordenador do Núcleo Setorial de Informática e Telecomunicações da Acic, Vanderlei Kichel