Paranhos quer criar a Guarda Municipal

A criação da Guarda Municipal é um dos projetos anunciados como prioridade pelo candidato peemedebista Leonaldo Paranhos à prefeitura, quinta à noite, durante encontro empresarial na Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Paranhos foi o primeiro dos quatro nomes que disputam a sucessão municipal a participar, segundo ordem definida em sorteio na presença de diretores da ACIC e de representantes e coordenadores das coligações.
O peemedebista teve 50 minutos para expor seus projetos a partir de questionamentos previamente elaborados e lidos pela presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak. Uma das perguntas abordou o tema segurança pública e Paranhos informou sobre a opção de criar, caso eleito, a Guarda Municipal, uma estrutura mantida com recurso do município e criada para atuar de forma integrada às polícias Civil e Militar.
Paranhos pretende manter o projeto com o suporte de 40 viaturas e de 320 homens. O atendimento será 24 horas por dia e o custo estimado de implantação é de R$ 2 milhões. A previsão é investir R$ 7 milhões por ano para o bom funcionamento do programa. O candidato confia nessa ação para reduzir os índices de criminalidade e oferecer mais segurança à população. Ele disse que vai acabar com o que chamou de “indústria da multa” e envolver os agentes de trânsito em ações preventivas e educativas no perímetro urbano.
O candidato teve três minutos para responder a cada um dos questionamentos e não foi permitida manifestação de qualquer gênero dos presentes. Ele reconhece a importância das marginais da 277, porém discorda do envolvimento do empresariado como financiador da obra. Paranhos entende o Aeroporto Regional como estratégico e necessário, porém não pretende deixar de investir no atual. A implantação do projeto Caminho da Safra é um dos mecanismos que ele adotará para valorizar a produção agropecuária, bem como posturas para fortalecer o setor industrial.
Eles pretende estabelecer diálogo permanente com as entidades de classe para a discussão de assuntos estratégicos, como política de incentivos, fiscal e de geração de empregos. O preenchimento de cargos na prefeitura se dará de forma política, porém Paranhos também quer contar com o envolvimento de técnicos em áreas essenciais. A implantação do Conselho Municipal de Contribuintes, um pedido da ACIC, também é reconhecida como importante pelo candidato.
Disciplinar com rigor as feiras itinerantes, reavaliar a política de impostos municipais, investir em qualificação profissional, brigar por mais varas e vender a imagem de Cascavel também são compromissos de Paranhos. O candidato do PDT, Edgar Bueno, participa do encontro com os empresários na próxima quinta, a partir das 18h30, na Sala Paraná, na ACIC. Lísias Tomé, do PPS, será sabatinado na noite de 19 de agosto e Renato Silva, do PSDB, participa no dia 2 de setembro.