Notícias


Imagem Notícia

Despachantes ajudam fortalecer Porto Seco

O início de atividades dos primeiros despachantes aduaneiros em Cascavel é mais um impulso decisivo para a consolidação da Estação Aduaneira do Interior (Eadi), uma ferramenta criada para inserir com mais força o município e a região na importação e exportação de mercadorias, mercado em maior expansão no mundo. A ACIC é uma das entidades que lutaram pela implantação de uma estrutura do gênero, voltada ao desembaraço de mercadorias.
A entidade, interessada em fortalecer o setor, abriu a pauta de sua reunião de quinta a representantes da Sadi e da Intership, duas empresas especializadas no setor de despacho aduaneiro. “A intenção é repassar informações atuais aos empresários interessados em expandir seus negócios internacionais e incentivar novos a também aderir a essa modalidade de transação”, segundo o vice-presidente da ACIC, Guido Bresolin Jr. Com a chegada dos despachantes, o setor ganha mais corpo e força para se desenvolver, concorda a presidente Susana Gasparovic Kasprzak.
O client maneger da Sadi do Brasil Ltda, Jair Rezini, detalhou as operações desenvolvidas pela empresa na área de comércio internacional. Ela é ligada ao Grupo Fiat e surgiu da necessidade da megacorporação italiana de contar com um segmento especializado para o setor de administração, do qual fazem parte também a Gesco e a File. “Fizemos um estudo de viabilidade e percebeu-se o grande potencial dessa região para o setor. Por isso, estamos aqui. Queremos oferecer nossos serviços e contribuir para o fortalecimento do setor em toda a região”, afirmou. A sede da empresa é Gênova, na Itália, e Nova Lima, no Brasil.
A Sadi fez 17 mil processos de importação e outros 26 mil de exportação somente em 2003 no Brasil. A soma dessas operações ultrapassa a casa de US$ 1 bilhão. A empresa mantém, a serviço de seus clientes, relações com mais de 30 países. Ela atua com a emissão de documentos, instruções de embarque, logística de transporte, câmbio, pagamentos de impostos, consultoria e despacho aduaneiro, desembaraço de mercadorias, gestão logística, entre outros. A Sadi mantém um escritório em Cascavel na 277, a cerca de 500 metros do Porto Seco.
Intership
O sócio-proprietário da InterShip, Nelson Gatz, contou um pouco da história da empresa criada há 22 anos em São Francisco do Sul, Santa Catarina, e hoje presente nos principais portos do Brasil, Estados Unidos e Europa. “A Intership é genuinamente brasileira e participa ativamente de um setor econômico em franco crescimento e Cascavel e região têm tudo para garantir uma boa fatia desse mercado”. Gatz entende o comércio exterior como uma alavanca para os negócios do Brasil e que a profissionalização, como já ocorre, é fundamental nesse processo.
A Intership é especialista em despacho aduaneiro e também mantém um escritório em atividade em Cascavel, na rua Souza Naves, 3983. De acordo com Gatz, a empresa confia no potencial de crescimento do comércio exterior do Oeste do Paraná e quer colaborar com seus serviços e experiência na área. Ele também fez uma referência à qualidade das instalações da Estação Aduaneira do Interior. O diretor de Comércio Exterior da ACIC, Paulo Meira, e o diretor da Codevel, Pedro Rempel, lembraram do 79º Encomex, realizado há poucos dias, e de sua contribuição para o desenvolvimento do setor.
Voltar