ACIC adere à maior ação de inclusão digital da AL

A ACIC acaba de aderir ao maior programa de inclusão digital já lançado na América Latina. É o Paraná Digital, uma ação criada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) com a finalidade de oferecer uma linha especial de crédito a micros e pequenos empresários interessados em aderir à informatização. A apresentação foi feita por José Carlos Poli, administrador e consultor contratado pela federação para mostrar as vantagens do programa.
A presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak, considera esta uma boa oportunidade aos empresários, porque poderão comprar equipamentos de informática de última geração para tornar seus negócios ainda mais ágeis e eficientes. “É a oportunidade de conectar-se ao mundo de forma rápida e barata”, entende o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel para a Prestação de Serviços, Valdinei Antônio da Silva. “O Paraná Digital quer socializar uma tecnologia revolucionária e responsável por inserir o mundo em um novo patamar de negócios a partir da informação”.
A gerente do Banco do Brasil, Rosemar Casagrande Faust, informou que o BB é o agente financeiro do projeto e confia no alcance dele. A instituição criou uma linha especial para atender o Paraná Digital, com vantagens em relação às convencionais justamente para atender um universo maior de pessoas. O prazo normal é de 24 meses e nesta ação passa para 48 e o valor financiado costuma ser de 80% e não de 90% como o concedido no programa. A taxa é das mais atrativas do mercado: 5,33% ao ano mais a TJLP.
O empresário poderá comprar computador de vários modelos, bem como acessórios e programas e aplicativos da Microsoft. A Intel é outra gigante do setor integrada à parceria. Poli informou sobre as atribuições de cada um dos parceiros e disse caber à ACIC a divulgação do Paraná Digital e facilitar o encaminhamento da documentação dos interesses ao banco. Alex Galvão, do Núcleo Setorial de Informática da ACIC, informou que o programa contribuirá para estimular novos negócios e também valorizar a imagem institucional do órgão.
José Carlos Poli falou um pouco da história da Faciap, entidade criada há 45 anos e que representa cerca de 40 mil empresas do Estado e sobre técnicas de vendas. “A forma de vender é a mesma sempre, o que mudou é o cliente, que está mais informado e exigente”, ressaltou Poli. Preço, prazo e produto, os três pontos considerados fracos a qualquer negociante devem ser transformados em pontos fortes, nos alicerces da empresa.
Vender é despertar uma motivação de compra no cliente, informou. Também são parceiros do Paraná Digital o Sebrae/PR, a BrasilTelecom e o Governo do Estado. As empresas do setor de informática associadas à ACIC estão habilitados para vender computadores e acessórios através do programa.