Branca fala sobre cheques na ACIC

A gerente da agência Centro do Banco do Brasil em Cascavel, Rosemar Casagrande Faust, a Branca, participou como convidada especial na noite de segunda-feira da reunião semanal do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da ACIC. O tema apresentado por Branca foi a emissão de cheques. Ela informou que os bancos estão mais cautelosos na abertura de contas e principalmente na liberação de talões de cheques. Eles passaram a exigir uma documentação mais completa, como o CPF, RG, comprovantes de residência e renda e também fazem consultas ao SCPC e ao Serasa.
No entanto, Branca informou que as instituições financeiras não se responsabilizam por cobrir cheques sem-fundos. “Estamos tomando diversos cuidados, porém não há como o banco prever quando um bom cliente, por enfrentar dificuldades, passará a deixar de honrar com essa responsabilidade”. Conselheiras presentes à reunião se manifestaram e disseram entender que, diante disso, as instituições financeiras precisam ser ainda mais rigorosas na entrega de cheques.
Algumas empresárias discordam da posição de isenção dos bancos e afirmam que eles também têm parcela de responsabilidade quando há problemas na compensação de cheques emitidos. O Conselho da Mulher comemorou 16 anos no fim de março e envolve empresárias e executivas nas mais diversas discussões e atividades. O Salão de Negócios é sua principal realização. Os encontros acontecem às segundas a partir das 18h50. O Conselho está aberto a receber novas associadas.