Cooperfat libera recursos a juros baixos a empresas

Uma parceria lançada há cinco meses oferece uma opção diferenciada de crédito a empresários interessados em investir e em ampliar a produção e o volume de empregos do seu negócio. É o ACIC/BB Cooperfat, convênio que libera até R$ 48 mil com prazos de pagamento que podem chegar a 96 meses e taxa de juros das mais baixas do mercado - 4% ao ano mais a taxa variável TJLP. O programa é dirigido a empresários associados a ACIC, que também têm a oportunidade de ser fornecedores.
Técnicos da ACIC, do Banco do Brasil e do Sebrae, órgão também envolvido no convênio, estiveram reunidos para fazer uma avaliação e para definir adequações para tornar o processo ainda mais ágil e simples. A procura atinge a expectativa, porém detectou-se a necessidade de alterar um dos passos originalmente contidos na parceria. Ao preencher a proposta de financiamento o empresário já efetua a entrega dos documentos iniciais, como por exemplo: guia GFIP, PIS/PASEP, balanço, balancete, DRE, guia IR, relação faturamento, diretamente na ACIC em vez de entregar ao Sebrae, este por sua vez receberá o processo completo para iniciar o projeto de capacidade de pagamento junto ao empresário. A principal vantagem dessa mudança é dar encaminhamento ao processo com a documentação pronta, evitando assim possíveis interrupções em estágios mais avanços. O ACIC/BB Cooperfat disponibiliza R$ 1 milhão para a compra de bens e serviços que proporcionem incremento da atividade produtiva e a geração de novos empregos, de acordo com o tesoureiro geral da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Cláudio Brunetto. O crédito beneficia empresas com faturamento de até R$ 5 milhões anuais.
À ACIC cabe orientar, fazer a análise de enquadramento, auxiliar no preenchimento do formulário e receber a documentação. O Sebrae faz a elaboração do projeto – custo é de 1% sobre o valor financiado -, e o empresário acaba integrado ao Funproger, fundo de aval exigido como garantia entre as instituições parceiras do convênio. O Banco do Brasil faz a finalização do processo. O tempo consumido em todo o processo é de um mês.
Itens e limites financiáveis
30% para capital de giro associado ao investimento, 90% para aquisição de veículos com até 10 anos de uso ligado a atividade empresarial, máquinas, equipamentos e sistemas de informatização, construção civil e reforma associada a 10% de investimento. Com relação ao prazo de financiamento veículo para transporte de cargas é de até 72 meses com até 6 meses de carência, outros veículos é de até 60 meses e até 6 meses de carência, equipamentos e sistemas de informatização é de 36 meses e sem carência e demais investimentos o prazo é de até 96 meses com até 12 meses de carência.
Documentos para aderir
Ser associado ACIC, ter um fornecedor cadastrado, orçamento, proposta de financiamento, faturamento dos últimos 12 meses, declaração de imposto de renda, guia GFIP (simples), balanço e DRE (último exercício), balancete analítico defasagem de três meses, declaração de que não detém nenhuma operação com recurso do FAT, PIS/PASEP, indicação de matrícula e nome do proprietário em caso de imóvel, se imóvel alugado – contrato de locação/comodato, em caso de construção civil – apresentar ART/Crea, licença da obra junto a prefeitura, matrícula INSS e licença ambiental para atividades sujeitas, seguro do bem. Como garantia o BB exige o Funproger, além de outras que poderão ser exigidas pela própria instituição financeira.