Notícias


Imagem Notícia

ACIC chega ao terceiro senso do programa 5 S

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) aderiu há cerca de seis meses ao programa de qualidade total 5 S, um sistema criado no Japão pós-guerra e que ganha corpo em vários países, inclusive no Brasil. A finalidade do 5 S é melhorar continuamente os resultados e o nível de atenção dispensado aos seus clientes, filiados e parceiros. A coordenação do programa é da psicóloga Rosana Moreno Pagan.
O terceiro senso está associado à limpeza e foi iniciado na sexta-feira. Cada uma das seis coordenações da Acic recebeu um kit contendo produtos de limpeza, como álcool, detergente, esponja, panos de flanela e um spray especial para manter os computadores limpos. Os colaboradores são responsáveis pela limpeza da sua mesa e dos seus equipamentos. Um mutirão permitiu fazer uma faxina em cada setor e a manutenção deve ser diária, sempre no início do expediente.
Os primeiros sensos foram de ordenação e de utilização, que pedem a execução de tarefas com base no princípio da organização do ambiente de trabalho e do uso racional de materiais. O que se busca com esse processo, segundo a presidente da Acic, Susana Gasparovic Kaprzak, é o uso de equipamentos de forma compartilhada, a troca de informações e de sugestões e o trabalho constante em aspectos referentes à motivação, à busca da qualidade e da eficiência. Os últimos dois sensos estão associados à saúde e autodisciplina.
Voltar