ACIC comemora seus 44 anos neste domingo

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) comemora 44 anos de fundação neste domingo, 4 de abril. A entidade representa mais de 1,6 mil empresas e nesse percurso se transformou em uma das mais conceituadas e atuantes entidades da classe empresarial do Paraná. A história da ACIC confunde-se com a de Cascavel e suas contribuições para o desenvolvimento do município e da região são muitas, informa a presidente Susana Gasparovic Kasprzak.
O foco central da entidade é representar, defender os interesses e prestar serviços para o seu quadro associado. Cerca de 90% das empresas filiadas à associação são de micro, pequeno e médio portes e suas ações são direcionadas para o fortalecimento da livre iniciativa. A diretoria da ACIC é formada por empresários de todos os segmentos e muitos deles são também lideranças em suas respectivas áreas de atuação, observa o vice-presidente Guido Bresolin Jr. A entidade oferece diversos serviços e convênios, como o SCPC e parcerias com a Unimed, Banco do Brasil, CCTT e secretarias.
Os diretores da ACIC cumprem mandato de um ano e não têm remuneração. Atualmente, são 33 colaboradores divididos em seis coordenações. A entidade funciona em um prédio de 1.350 metros quadrados, uma estrutura pulsante por abrigar até seis eventos diários. “São palestras, cursos, seminários e treinamentos muitas vezes realizados simultaneamente. A associação comercial é uma entidade ativa e voltada ao crescimento em todos os sentidos”, segundo o vice-presidente da Prestação de Serviços, Valdinei Antônio da Silva.
Bandeiras
A ACIC não centraliza suas ações sob os seus domínios físicos, ela também participa ativamente das grandes discussões regionais. Ela ajudou a materializar metas importantes como a Ponte de Guaíra, a Ferroeste, a Unioeste e o Hospital Universitário. As forças estão dirigidas agora para outras igualmente importantes: a consolidação do Porto Seco, a duplicação da BR 467, a construção das marginais da 277 no perímetro urbano de Cascavel e o Aeroporto Regional. A segurança pública é uma bandeira permanente na entidade.