Mestre dá dicas de como não ser uma pessoa difícil

Cerca de 200 pessoas participaram na noite de segunda-feira na ACIC da palestra “Lidando com pessoas difíceis, algumas reflexões”, com a mestre em Administração e Gestão de Organizações Sandra Maria Coltre. O evento é o segundo do programa em comemoração aos 16 anos do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Associação Comercial e Industrial de Cascavel.
O auge da apresentação foi o repasse de dicas de como não se tornar uma pessoa difícil e projetar formas de crescimento contínuo tanto emocional quanto pessoal e profissional. Sandra informa que toda pessoa deve estar consciente de aprimorar suas formas de aprendizado na cadeia produtiva, na área de relacionamentos interpessoais e de comunicação.
O trabalho deixou de ser visto como tortura e assume condição indispensável na vida de toda pessoa e, diante disso, ela precisa aprimorar seu conhecimento continuamente. “As empresas mudam o jeito de ver o funcionário, que agora é um colaborador com voz ativa nos processos de evolução das relações da mesma com seus clientes e fornecedores”, segundo Sandra. Pessoas que não sabem o que querem e dividem e em vez de somar deixam de ter importância nesse novo organograma empresarial.
Comunicação
Dominar conceitos básicos de uma boa comunicação é cada vez mais importante em um mundo globalizado e o primeiro passo é reconhecer a diversidade e a complexidade de pensamentos e de informações circulantes na cabeça de cada pessoa. Há cinco sentimentos considerados autênticos: alegria, raiva, tristeza, medo e amor e que acompanham o ser humano onde quer que vá.
É fundamental saber o que se quer ser e compreender o próprio contexto em uma empresa, segundo a palestrante. Outro desafio é sair do círculo vicioso e aderir à espiral do conhecimento, visando uma consciência coletiva. A pessoa negativista não gosta de nada, não suporta participar de projetos conjuntos e costuma não aceitar seus erros e limitações. “O mais inteligente hoje em dia é aprender com o erro do concorrente”, segundo Sandra.
Galeria
O programa dos 16 anos do Conselho da Mulher encerra dia 29 à noite com a inauguração do quadro com a imagem de Edicélia Zornitta, ex-presidente do órgão. A Galeria das Ex-Presidentes do Conselho da Mulher ocupa uma das paredes laterais do saguão da ACIC. Também será feita a apresentação de eventos e das principais realizações do Conselho nos seus 16 anos de história.