Delazari diz que parceria é chave para combater crime

A mobilização das entidades de classe e do poder público que, além de apresentar sugestões e pedidos através da Carta Aberta por Mais Segurança, colocou a comunidade de Cascavel como parceira do Estado no combate ao crime é entendida pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, como a chave para combater com eficiência a violência em todo o Paraná. “A união é a ferramenta mais eficiente para o desenvolvimento de ações integradas e para o alcance de objetivos comuns”, disse Delazari durante encontro empresarial da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) na noite de quinta-feira.
A presença do secretário no município é resultado de um processo de mobilização iniciado pela Acic em janeiro. A entidade, que representa mais de 1.650 empresas, dedicou a primeira reunião empresarial do ano para um debate sobre a segurança pública. O encontro propôs a elaboração de um documento e selou a unidade de 40 entidades locais e do poder público em torno do assunto. Uma comitiva formada por lideranças políticas e empresariais, entre elas o deputado estadual Nereu Moura e o secretário da Justiça Aldo Parzianello, esteve no dia 2 de março em Curitiba e entregou a Carta Aberta por Mais Segurança a Delazari.
Alguns dos pedidos apresentados foram atendidos prontamente pelo secretário, como o de envio de mais viaturas à Polícia Civil e de investimentos em infra-estrutura, além de definir o dia 18 de março como data para a visita do secretário à cidade. “O movimento criado em Cascavel é um exemplo do interesse e da determinação da comunidade em contribuir com o Estado e com as forças policiais e esse gesto precisa ser valorizado e incentivado”, afirma Delazari. A presidente da Acic, Susana Gasparovic Kasprzak, diz que a recepção e a visita do secretário ao município demonstram a boa vontade do governo estadual de trabalhar de forma ainda mais eficiente e em conjunto com a comunidade. “Essa integração já traz bons resultados para Cascavel”, afirma o prefeito Edgar Bueno.
Parceria
Um convênio entre a prefeitura e o Conselho de Comunitário de Segurança de Cascavel libera R$ 60 mil para investimentos imediatos na 15ª Subdivisão Policial e no 6o BPM. O secretário reconhece o Conseg como um importante instrumento de comunicação e de auxílio à força policial. Ele também citou o modelo de cooperação criado pela força-tarefa de Cascavel, um sistema semelhante ao recente programa Ação Integrada, que passa a operar no Estado. O secretário disse que o crime organizado e a violência associada a questões sociais são os maiores desafios da polícia e da comunidade do Paraná.
A redução e a prevenção à criminalidade serão intensificadas a partir de alguns programas em implementação, como o Gefron, o Grupo Especial de Fronteira, e o Mapa do Crime, um sistema de geoprocessamento desenvolvido para localizar as regiões vítimas de maior incidência criminosa. O Gefron é uma ação conjunta das policiais estaduais de cinco estados que fazem divisa com o Paraguai e a Argentina e vai abranger 103 cidades no Paraná. Delazari também inaugurou em Cascavel o Nurce, Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos, o segundo do gênero no Paraná. Ele vai atuar contra crimes do colarinho branco, contra o fisco e lavagem de dinheiro.