Conectividade agiliza os processos do FGTS

A agilidade, a redução de custos e o combate às tentativas de fraude são as principais virtudes do sistema de Conectividade social, um novo modelo implantado pela Caixa Econômica Federal para pagamento e arrecadação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. O serviço foi apresentado na noite de quinta-feira, na ACIC, pelo gerente-geral da Caixa, agência Centro, Valmor Massochin. A conectividade funciona como uma troca de e-mails entre o empresário e a Caixa e evita deslocamentos à agência e elimina antigos transtornos em função de possíveis erros no repasse de informações.
O sistema é amplo e possibilita até fazer cálculos, recolhimentos e consultar saldos pela internet. Em todo o Brasil, 244.782 empresas já buscaram sua inscrição no programa. Até a vida do trabalhador demitido fica mais simples, segundo Massochin, já que o aviso de demissão e a confirmação da homologação da demissão - feita pela DRT ou pelo sindicato - são passados pela internet. O trabalhador só precisará ir à agência bancária para receber o saldo de sua conta do FGTS. O dinheiro estará disponível em no máximo cinco dias.
O gerente informou que nos 111 municípios atendidos pela regional da Caixa de Cascavel, das 24 mil empresas que possuem registro no FGTS, apenas 12 mil estão certificadas, 50% do total. O processo de certificação, que é obrigatório, teve início em 16 de fevereiro.
Serão 2.972.981 as empresas que devem se cadastrar até 11 de julho deste ano. O Conectividade é utilizado para a transmissão, via internet e no ambiente da própria empresa, dos arquivos gerados pelo programa Sefip - Sistema de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, sem a necessidade de encaminhamento dos disquetes ao banco quando do recolhimento de FGTS e/ou prestação de Informações à Previdência. Para utilizar esse recurso, a empresa deve obter a sua certificação eletrônica pelo site www.caixa.gov.br/empresa/empregador.
Em seu próprio ambiente, a empresa realiza a sua pré-certificação, lê o contrato, imprime o termo de adesão, em duas vias, e grava o pré-certificado em disquete. O responsável pela empresa, definido em contrato social/estatuto, portando os documentos abaixo indicados, leva o Termo de Adesão e o disquete a uma agência da Caixa para formalização da Certificação Eletrônica.
Ao retornar ao seu ambiente, o cliente deverá acessar o aplicativo que gerou a sua pré-certificação para concluir o processo, promovendo a inclusão da senha inicial. A documentação necessária para obter a certificação é esta: Cartão do CNPJ/CEI; documento de constituição da empresa (Contrato Social/Estatuto) com todas as alterações; documentação dos responsáveis "sócios" (RG/CPF).