ACIC, Núcleo e Caixa são parceiros no Construcard

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel, através do Núcleo Setorial Moveleiro, assinou parceria com a Caixa Econômica Federal, quinta-feira à noite, que amplia ainda mais o alcance do Construcard, uma linha de crédito destinada a pessoas físicas interessadas em financiar a aquisição de material de acabamento ou armários sob medida. A parceria poderá trazer reflexos financeiros adicionais também à Feira da Engenharia, Arquitetura e da Construção, evento que reúne o setor da construção civil e está agendado para maio no Centro Convenções e Eventos.
Pelo menos dois núcleos setoriais da Acic - o Moveleiro e o de Marmorias já estão confirmados – vão participar da feira, considerada a maior da região Sul do País. O Construcard não traz benefícios só para as empresas do setor moveleiro e às lojas, mas principalmente aos clientes, informa o superintendente da Caixa, Claudemir Desto. Ele entende essa como uma forma de a instituição financeira contribuir para aquecer ainda mais os negócios de um setor econômico tão importante. “Considero essa uma solução interessante para os empresários, pois gera possibilidades de novos negócios”, afirma Desto.
O empresário Deoclides Froza, representante do Núcleo Setorial Moveleiro, considera a parceria como estratégica e pede às empresas interessadas que se habilitem o quanto antes na Caixa para também ter acesso ao benefício. Os recursos do Construcard são liberados pela CEF sem vinculação ao Sistema Financeiro da Habitação. A compra de material é feita com cartão magnético em lojas conveniadas. A linha de crédito obedece duas fases: da utilização do limite e a da amortização.
Para ter acesso ao Construcard, o interessado precisa atender a algumas exigências. Ele deve possuir idoneidade cadastral, capacidade de endividamento e maioridade ou ser emancipado. A aquisição pode comprometer limite máximo de até 25% da renda do proponente, informaram os colaboradores da Caixa. O crédito mínimo é de R$ 1 mil e o máximo de R$ 180 mil e o pagamento do financiamento pode acontecer em até 36 meses. O encargo financeiro é atraente: 1,65% ao mês. A atualização monetária resulta da aplicação da TR sobre o valor total usado para compras.
Na fase da utilização, o débito é feito em conta-corrente, e na de amortização podem ser usadas a conta-corrente ou a conta-poupança do cliente. As empresas conveniadas no Construcard podem ser lojas de materiais de construção, de armários sob medida e mistas – que operam com os dois segmentos. A presidente da Acic, Susana Gasparovic Kasprzak, diz que esse tipo de parceria é importante para fomentar os negócios e se torna ainda mais imprescindível quando beneficia tanto o empresário quanto o consumidor. O Núcleo Setorial Moveleiro foi criado em 1998, o primeiro dos 13 em funcionamento na associação comercial.