Listas velhas viram material educativo

Uma parceria da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) com a Editel Listas Telefônicas vai contribuir com os programas de alfabetização desenvolvidos pela Pastoral da Criança no município. O convênio entre a ACIC e a Editel existe há dois anos - foi assinado na gestão do ex-presidente Rogério Francisco Stein - e esta é a primeira vez que parte das listas antigas será recolhida e transformada em material didático e escolar. Cento e quarenta mil catálogos foram entregues em Cascavel no ano passado e a meta é recolher o equivalente a 50 toneladas de papel.
O gerente da Editel para as regiões Oeste e Sudoeste do Estado, Marcelo Machado, esteve na manhã desta terça-feira na ACIC e entregou um exemplar da lista 2004 à presidente da entidade, Susana Gasparovic Kasprzak, e ao diretor de Relações Públicas, Cláudio Kopp. O gesto da empresa de recolher a antiga, vender e repassar o resultado financeiro em material didático e escolar à Pastoral da Criança demonstra o compromisso social da Editel, segundo Susana. “Atitudes assim valorizam e divulgam a responsabilidade social da empresa, uma preocupação crescente em todo o mundo”, complementa Kopp.
A entrega das novas listas é feita em domicílio e as antigas são recolhidas simultaneamente. As pessoas que ainda têm catálogos antigos em casa também podem deixá-los no escritório da Editel, na avenida Brasil 5102 (sobreloja), ou na ACIC. Marcelo informa que este é um projeto-piloto e que poderá ser estendido gradativamente nos demais municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Estado. A opção pela Pastoral da Criança é resultado da seriedade e da importância do compromisso assumido pela entidade ao alfabetizar pessoas das mais diferentes idades. “Saber ler e escrever é vital em um mercado tão dinâmico e competitivo”, observa Marcelo.
Novidades
Pela primeira vez as listas da Editel trazem o logo tipo da ACIC na capa. Além disso, ela foi impressa com cadernos instrutivos e orientativos, como os guias do cidadão, que orienta sobre como retirar documentos, do estudante, que dá dicas sobre cursinhos e vestibular, do emprego, dirigido a quem busca a primeira oportunidade de entrar no mercado ou mesmo àqueles profissionais que procuram recolocação, e do anunciante. Há também uma seção com mapas geográficos. A Editel atua em cinco estados: Paraná, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Alagoas.
A lista traz 100% das empresas e 75% da população com telefone fixo no Estado. A Editel conquistou recentemente o Top de Marketing da Associação de Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB). Marcelo apresenta outro dado que mostra a força da empresa nesse mercado: 98% das empresas e 78% das residências possuem lista Editel. Setenta e oito por cento da população que consulta listas está nas classes A, B e C. Pessoas físicas consultam a lista em média seis vezes por mês e as jurídicas, 40.