1º Encontro de Comércio Exterior acontece hoje

O 1º Encontro de Comércio Exterior de Cascavel será realizado a partir das 18h30 desta sexta-feira na Acic, promoção do Departamento Comércio Exterior da entidade. A proposta do evento é de mostrar as potencialidades de um setor em expansão e que abre boas perspectivas de negócios às empresas brasileiras. O diretor de Comércio Exterior da Acic, Heroldo Secco Jr., vai dirigir o encontro e repassará dicas básicas aos interessados em ter acesso a esse tipo de mercado.
Cascavel está no centro de uma das regiões de maior produção agropecuária do País, setor que tem contribuído de forma decisiva para o saldo da balança comercial brasileira, porém há vários outros segmentos econômicos com potencial para exportação. “E é justamente isso que estaremos mostrando nesse encontro”, segundo a presidente da Acic, Susana Gasparovic Kasprzak. O Oeste do Paraná conta com cerca de 80 empresas exportadoras freqüentes, mas apenas Cascavel tem condições de ampliar seu leque de exportadores para 150.
O encontro repassará dicas dos procedimentos formais necessários para iniciar negociações com parceiros internacionais. A adaptação das mercadorias produzidas em Cascavel e região e destinadas ao comércio exterior é indispensável nesse contexto, ressalta o diretor de Comércio Exterior da Acic. Para facilitar a compreensão desse tópico, Heroldo fará estudos de casos entre os participantes.
Os inscritos deverão trazer os produtos que desejam exportar a fim de que seja feita uma análise dos ajustes necessários para entrar em um determinado país. Uma dessas adequações envolve o rótulo, que deverá estar escrito na língua do país ao qual a mercadoria se destina. A performance desse primeiro encontro poderá definir novas edições e inclusive poderá tornar esse tipo de debate mensal na Acic. Informações pelo telefone 321-1438, com Aline.